Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 21 anos !

Caindo na Braquiária

Armadilhas da reposição

Alexandre Zadra
Zootecnista [email protected] www.crossbreeding.com.br

Era cena notória nas boas fazendas de cria do Conesul rondoniense. Quando Arnaldo Padula, invernista dos grandes naquela rica região agricultável do estado, apertava seu Prada na cabeça e sentava na prancha mais alta do curral, acendendo seu palheiro a fim de contar a bezerrada recém apartada que comprara, o vendedor já sabia que o negócio seria lucrativo somente para o comprador.

Passaram-se 30 anos desde que me formei, e eu continuo trabalhando com cria. Meu ofício é orientar os criadores quanto ao uso de raças nos diversos sistemas produtivos (não sou um geneticista, muito menos, um melhorista, me considero apenas um estudioso teórico e prático de cruzamento entre raças e escolha de reprodutores para esse fim).

O poder sempre esteve ao lado do invernista durante essas três décadas, não por culpa deles, e sim pela realidade do mercado, onde precisavam comprar barato. Era na compra do bezerro por preço irrisório que ele tinha lucro na venda de seu boi com um preço de arroba de chorar. Ou seja, a pecuária daquela época sofreu, em toda sua extensão, consequência do empobrecimento da população e da menor proporção de carne exportada devido à paridade desfavorável do dólar.

Como ocorreu com a galinha dos ovos de ouro, a qual seus donos mataram pensando que havia muitos ovos dentro da dela, a cria foi gradualmente sendo mitigada. Os criadores foram substituindo suas matrizes, que consumiam horas de mão de obra especializada, por bois, pois eram eles que davam algum lucro para a pecuária. Cada boi vendido possibilitava a compra de dois bezerros ou pouco mais para reposição dos planteis. Com isso, o percentual de vacas e novilhas abatidas em relação ao abate de machos cresceu em níveis jamais vistos.

A cadeia da cria pleiteou, por muitos anos, premiações por bezerros genetic...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante desta revista, clique Aqui e Assine Agora!