Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

On Line

Matsuda comemora 70 anos

On

Com a presença de cerca de 500 pessoas, o Grupo Matsuda comemorou 70 anos em sua sede, localizada em Álvares Machado, no Oeste paulista, em 14 de novembro. A programação envolveu almoço, dia de campo e apresentação de uma biografia de Jorge Matsuda (foto) e dos lançamentos MG 14 Caatinga e MG 15 Agreste.

Destinadas a regiões áridas e semiáridas, elas apresentam de 12% a 17% de proteína bruta aos 20 dias. “A Cenchurus ciliaris (MG 14) e Cenchurus setigerus (MG 15) são da família do carrapicho e suportam até 600 mm e 300 mm de chuva, respectivamente. Esse nível de proteína corresponde ao do mombaça, MG Paredão e capim-elefante”, compara o diretor-técnico da Matsuda, Alberto Takashi Tsuhako. Esses dois lançamentos estão previstos já para 2019.

O ponto mais alto da festa foi o anúncio oficial dos sucessores de Jorge Matsuda. Inicialmente, o filho Leonardo Matsuda (foto ao lado), que esteve à frente da planta de Imperatriz/MA, assume a gestão, e a filha Aline Matsuda, a gerência de Marketing. “Meu pai me preparou a vida toda para isso. A bagagem carregada é boa. Agora, é continuar nesta toada”, ressalta o sucessor de Jorge Matsuda.

A saga da família Matsuda começou com a chegada ao Brasil do avô de Leonardo, o japonês Shichiro Matsuda, em 1934, que, alguns anos depois, em 1948, fundou, com Skio Sammi, um armazém, o embrião do Grupo Matsuda.

Diversificado, atua nos mercados de sementes de pastagem – negócio introduzido por Jorge Matsuda em 1978 –, nutrição animal, equipamentos agrícolas, inoculantes para silagem, saúde animal, produtos pet e residenciais.


Lançamentos 2018

On

Pecuária leiteira – As novas formulações da linha leite da Matsuda chegaram para fornecer opções de suplementos minerais para os mais variados sistemas produtivos, níveis de produção, estação do ano e idade do animal.

Sementes Série Gold Star – A inovação trazida possibilita melhor resistência no plantio a lanço e seu uso na terceira caixa, além de apresentar a tecnologia de revestimento, ideal para aplicações em sistemas de ILP e ILPF.

Apps – O aplicativo Matsuda corte e leite calcula aproximadamente 600 possibilidades diferentes para levar o produto mais indicado para cada situação específica Implemento – Preparada para atender a propriedades de todos os portes, a Semeadeira Show Junior é um equipamento desenvolvido para sementes de plantas forrageiras, sejam elas incrustadas, puras, com polímeros ou convencionais.


Biogenesis avalia pré-IATF junto a entidades

O estudo elaborado pela empresa em parceria com FMVZ/USP e MF VetPlan avaliou diferentes estratégias de suplementação mineral e vitamínica injetável, na melhoria da fertilidade de vacas de corte em diferentes regiões do País. O objetivo foi comparar diferentes estratégias e a eficiência da suplementação mineral e vitamínica injetável, por meio do kit Adaptador MIN e Adaptador VIT, da Biogénesis Bagó, na estação de monta de 9.744 vacas.


Ceva recebe prêmio especial da Primato

On

Oferecer um trabalho de excelência, que priorize as demandas e ofereça suporte completo aos clientes, essa é a missão da Ceva Saúde Animal. O empenho das equipes de campo foi celebrado com a conquista do Prêmio de Melhor Fornecedor 2018 da Primato Cooperativa Agroindustrial. Presente no mercado há 21 anos, ela conta com mais de 6 mil cooperados.


Central Bela Vista registra 40% de crescimento na produção de sêmen

A central produziu 1,042 milhão de doses no primeiro semestre de 2018, um crescimento de 40% em relação ao mesmo período de 2017. Contando, atualmente, com 470 touros alojados e ocupando uma área de 130 hectares, a mil metros de altitude, a empresa é beneficiada pelo clima e isolamento sanitário, importantes diferenciais para a produção de sêmen congelado de bovinos e bubalinos das mais diversas raças de corte e leite.


Zoetis e UFPel criam Programa de Controle de Carrapatos

A companhia Zoetis e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) criaram um protocolo com o objetivo de oferecer ao produtor uma solução mais eficaz no combate do parasito. Um dos produtos utilizados é o TackZuron, que possui como princípio ativo o Fluazuron, inibindo a produção de quitina – semelhante à queratina –, uma das principais substâncias que ajuda em seu desenvolvimento e na sua reprodução.


Genética GENEX entre os Top 25

On

Quatro touros da bateria Angus da GENEX foram classificados no Top 25 dos touros líderes de registro da Associação Americana de Angus no ano fiscal de 2018. Os destaques foram SAV Resource 1441 (2º lugar) (foto), SAV Renown 3439 (10º), PVF Insight 0129 (11º) e EF Commando 1366 (17º). A gerente de produto corte da central, Juliana Ferragute, explica que cada um dos animais são fruto da genética demonstrada no trabalho realizado pela empresa.


Oro Agri projeta crescimento recorde no Brasil

On

A empresa dedicada à tecnologia de aplicação e nutrição vegetal planeja crescer 200% no Brasil em cinco anos, como resultado da aquisição pelo Grupo Omnia. Presente no País desde 2008, Oro Agri é o acrônimo de Orange Oil for Agriculture ou Óleo de Laranja para Agricultura. Os produtos mais comercializados por aqui são WETCIT, OROFAST, ORO-STAR, ORO-CINETIC, COWBOY E ORO-GRASS. Os dois últimos, voltados à pecuária. “Muito em breve, seremos a divisão mais importante dos negócios da Omnia”, garante Luís Carlos Cavalcante (foto), gerente-geral da Oro Agri na América do Sul.


Boehringer Ingelheim alerta para Diarreia Viral Bovina

O especialista Fernando Dambrós destaca que a BVD tem se manifestado agressivamente em importantes regiões pecuárias do País. “Recentemente, a companhia trouxe ao Brasil uma importante ferramenta de prevenção: a vacina Bovela. Composta por amostras de vírus vivos, com apenas uma única dose é capaz de imunizar e proteger os animais por até 12 meses”, diz


Sincroforte da Ourofino aumenta fertilidade na IATF

Para incrementar a taxa de prenhez das vacas com escore de cio 1 ou 2, o laboratório oferece o Sincroforte, que é um análogo do GnRH – hormônio responsável por promover a ovulação. Essa estratégia é interessante, pois é muito simples de ser aplicada, além de não aumentar o número de manejos, garantindo o calendário proposto no início da estação de monta.


Biotrigo lança novas cultivares para RS e SC

On

Produtores conheceram, em Dia de Campo, em Passo Fundo/RS, cultivares de trigos de ciclos precoces e médios/tardios, branqueadores e exclusivos para alimentação bovina. “Em uma lavoura na cidade de Catuípe/RS, a nova cultivar TBIO Energia I vai chegar nesta safra com 36% de matéria seca e 35 toneladas por hectare. A cultivar exclusiva para silagem e pré-secado possui ciclo médio com corte precoce, o que permite a antecipação da cultura sucessora de verão e a produção de alimento para a seca”, explica o zootecnista da empresa, Ederson Luis Henz.