Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

Na Varanda

No caminho para o boi holístico

Na

Francisco Vila é economista e consultor internacional [email protected]

N um recente encontro com pecuaristas, perguntei aos presentes: “Qual é a missão do produtor rural?” Disseram que não compreendiam bem o motivo da minha pergunta, sendo que a resposta era óbvia. “A função do agro é alimentar o mundo.” Comprei a briga e contra-ataquei: “Errado. A função do fazendeiro é alimentar sua família, o resto é consequência. O taxista tem como missão principal ganhar dinheiro para alimentar a família e só depois a de transportar pessoas. A missão do médico é assegurar o sustento da família, tratando da saúde dos pacientes”.

Ou seja, devemos aprender aquilo que os norte-americanos chamam de first things first. Essa prática que explica a liderança desse povo na eficiência em quase tudo o que fazem define a seguinte linha na tomada de decisões na vida profissional e pessoal: (1) definir prioridades; (2) avaliar as interdependências de todos os fatores que influenciam a escolha sobre a implantação de novas ferramentas tecnológicas; (3) uma vez decidido o caminho, o ritmo e o investimento, focar toda a energia na implementação rápida; e, finalmente, (4) usar métricas e aplicativos para avaliar o progresso e os resultados em tempo real.

Nessa atitude comportamental sobra pouco espaço para a emoção. Em tradução livre da regra de ouro norte-americana, poderíamos dizer: “Primeiro o dever, e depois o prazer”. Assim, a tradicionalmente defendida paixão na produção bovina cederá espaço para uma conduta mais racional. Pois, se a produção no campo não for sustentável, o negócio da família rural não será (economicamente) sustentável. E sem esse padrão de rentabilidade da atividade não haverá sustentabilidade ambiental e, prov...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante desta revista, clique Aqui e Assine Agora!