Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

Caindo na Braquiária

Dúvidas interessantes sobre cruzamento

Caindo

Nas últimas edições da presente coluna, venho levando a público dúvidas de produtores a respeito de cruzamento, dirimindo-as, na medida do possível, através de resultados já vividos por mim no campo. Compartilho porque podem interessar a outros leitores. Vou dividir, na coluna desta edição, outra dúvida de um amigo que me acompanha na minha jornada genética.

Ela vem do Vale do Rio Doce, onde Luciano Hott cria gado de corte nessa rica região do estado de Minas Gerais, tendo como a principal cidade Governador Valadares, sendo conhecida como o Vale do Aço.

“Acompanho seus esclarecimentos sempre e pensei em lhe perguntar se o Brangus vai bem no Leste de Minas, região do Vale do Rio Doce. Isso porque estou naquele velho dilema do que fazer com as novilhas meio-sangue Angus que estarão aptas nesta estação. Tenho creep feeding na propriedade. Faço cria para venda de machos e reposição de matrizes para aumento de rebanho. Minha base é Nelore. Estou com alguns Touros Nelore, Senepol e sêmen de Caracu Mocho. Posso investir também em sêmen de Brangus para IATF? Pensando no melhor e mais amplo desfrute da propriedade e dos animais, qual o melhor caminho para esse meu sistema”, questionou Hott.

Sabemos que a grande maioria dos criadores não utiliza as fêmeas tricross para reposição de matrizes, o que não é o seu caso, Hott. Para atender ao seu propósito de retenção de matrizes para reprodução, você precisa usar raças tropicais, pois, para quem me acompanha, tenho a máxima que toda matriz eficiente nos trópicos, como na sua região, deve ter pelo zero, ou seja, ser tolerante a altas temperaturas.

No seu caso, como suas F1 Angus-Nelore são novilhas, recomendo o uso de um taurino tropical, seja Senepol ou Caracu. Dessa form...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante desta revista, clique Aqui e Assine Agora!