Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

Agro Giro

Exposição às micotoxinas reduz ganho diário de carcaça

Análises recentes da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios apontaram a contaminação por micotoxinas na dieta de rebanhos de confinamento nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Embora 66% das amostras verificadas tenham apresentado níveis baixos de contaminação, a pesquisa mostrou que os animais registraram perdas de até 140 gramas na carcaça.


Inscrição no CAR termina em 31 de dezembro

Os produtores que ainda não registraram suas propriedades no Cadastro Ambiental Rural nem aderiram ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) têm até o dia 31 de dezembro deste ano para cumprir o que estabelece a Lei nº 13.295/2016, sancionada pela Presidência da República no ano passado. A inscrição da fazenda no CAR é obrigatória. Assim, a partir de 1º de janeiro de 2018, as instituições financeiras só poderão conceder crédito agrícola a produtores devidamente cadastrados.


Degradação do solo pode prejudicar milhões de brasileiros

Agro

A falta de uso de técnicas conservacionistas é apontada pelo pesquisador Henrique Antunes, da Embrapa Meio-Norte, como fator determinante para a degradação e desertificação. O último Atlas das Áreas Susceptíveis à Desertificação do Brasil, editado pelo Ministério do Meio Ambiente, cita que 180 mil quilômetros quadrados já se encontram em processo grave e muito grave de desertificação, na região Nordeste. Pelo menos, 30 milhões de pessoas podem ser atingidas diretamente por essa deterioração ambiental.


Grãos e pastagem se intensificam em Santa Catarina

Foi renovado, na sede da Secretaria de Agricultura e Pesca, em Florianópolis/ SC, o Programa Milho, Feijão e Pastagens após a colheita do tabaco para o Estado de Santa Catarina. A prática reduz os custos de produção dos grãos e das pastagens, pois ocorre o aproveitamento residual dos fertilizantes aplicados. Consequentemente, pode haver redução nos gastos com produção de proteína (carne, leite e ovos).


IEA anuncia Índice de Preços Diários do Boi Gordo

Agro

O Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Estadual da Fazenda e a Bolsa Brasil Balcão, passará a oferecer a partir de março de 2018 o Índice de Preços Diários do Boi Gordo. Com base em informações criptografadas sobre as negociações de boi gordo no Estado, descritas nas Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) geradas pelos estabelecimentos, o IEA irá elaborar e disponibilizar o índice diariamente.


Portal reúne informações sobre manejo de parasitoses

Programa Paratec, em Petrolina/PE, pretende disponibilizar conhecimentos atualizados sobre as estratégias recomendadas pela Embrapa e seus parceiros para combater doenças causadas por vermes, moscas, carrapatos, sarnas e piolhos. A ideia do portal é fornecer informações detalhadas, permitindo o treinamento online com enfoques regionais, para gerenciar os riscos das principais parasitoses nas diferentes partes do Brasil.


Desperdício de alimentos é alarmante

Todo ano, 1 bilhão e 300 milhões de toneladas de alimentos são jogados no lixo enquanto 795 milhões de seres humanos passam fome. Segundo dados das Nações Unidas, o desperdício chega a 30% da área agricultável no mundo. O prejuízo é estimado em US$ 750 bilhões. A pesquisadora da Embrapa, Milza Moreira Lima, explica que nos países mais desenvolvidos o desperdício é menor na produção e maior no consumo. Nos países mais pobres ocorre o inverso.