Saiba como manter um solo produtivo

Solo Produtivo
Embrapa

De acordo com o Banco Mundial, os solos agrícolas vêm se degradando a uma taxa de 0,1% ao ano. Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura apontam a perda de cinco milhões de hectares de terras aráveis por ano decorrente às práticas agrícolas incorretas, períodos de secas, crescimento populacional, entre outros fatores que prejudicam a terra.

Cultivar em um solo produtivo é o melhor recurso para o sucesso de qualquer atividade rural. Toda plantação precisa de um terreno saudável para se desenvolver. Desde os ingredientes que vão para a nossa mesa até mesmo as folhagens que servem de alimento aos animais. Por isso, a falta ou a pouca quantidade de nutrientes importantes para toda essa cadeia agrícola se sustentar representa uma grave preocupação para quem trabalha no campo.

Se você está preocupado ou possui dúvidas sobre este assunto, vamos explicar como manter um solo produtivo para sempre e aumentar os seus ganhos.

O que entender sobre a eficiência do solo

Há diversas maneiras de diminuir a eficiência do solo, como o manejo incorreto – que causa com o passar do tempo a degradação do mesmo -, além da perda de nutrientes, acidificação e salinização.

Existe ainda a degradação por ocorrências físicas, como por exemplo a perda de estrutura e diminuição de permeabilidade, decorrentes de erosões e da compactação do solo. E também pode ocorrer o processo de degradação de ordem biológica, pelo uso indiscriminado de agroquímicos e poluentes.

Para evitar que esses processos de degradação se instalem em sua propriedade é preciso oferecer um suporte permanente para que o solo se mantenha saudável após as sucessivas plantações, como veremos melhor a seguir.

Como manter um solo produtivo

Existem boas técnicas a serem colocadas em prática para esses casos, como o uso de matéria orgânica, adubação verde, microrganismos, rotação e diversificação de culturas.

Como os solos brasileiros são naturalmente pobres, eles precisam ser enriquecidos com a aplicação de adubo orgânico ou de origem mineral para aumentar a fertilidade do terreno e impedir o seu esgotamento.

Para manter o solo produtivo é interessante usar técnicas de irrigação que preservem o uso da água e evitem a salinização do solo em regiões com alto índice de evaporação.

É necessário também qualificar e reciclar todos os profissionais rurais que atuam em sua propriedade para que eles saibam aplicar corretamente as práticas acima exemplificadas. A realização de projetos que visam o desenvolvimento saudável e a sustentabilidade do solo é igualmente aconselhável.

Outra boa opção para transformar esses lugares degradados em ambientes mais ricos é fazer a calagem do solo. Se você trabalha principalmente com superfícies de plantio restritivos, confira nosso post sobre a importância da calagem.

Essas medidas com certeza irão contribuir para o aumento da sua produção – tanto em quantidade como qualidade -, assim como conservar os recursos naturais do solo e aumentar a lucratividade do seu negócio. Comente conosco o que achou do conteúdo e lembre-se de saber mais do universo agrícola na Revista A Granja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *