Conheça a importância da calagem do solo

Fonte: Carlos Kurihara

De maneira geral, os solos brasileiros, em especial os da região do Cerrado, são ácidos, pobres em nutrientes e com excesso de alumínio tóxico. Para transformar esses solos em um ambiente mais rico e próprio para atender a demanda produtiva da região, uma boa opção que está presente no mercado há tempos é a calagem.

Esse método serve para diminuir a acidez do solo através dos elementos químicos, como cálcio e magnésio, fornecendo mais produtividade e nutrientes às plantas que futuramente serão plantadas no local.

Com funções de corrigir e condicionar o solo, a calagem garante outras vantagens para os agricultores que trabalham principalmente em ambientes que apresentem superfícies de plantio restritivos. Que tal conhecer a importância da calagem para o solo? Saiba um pouco mais abaixo!

Produtos usados para a calagem

Já que essas regiões mencionadas apresentam períodos de seca e verões intensos, o que dificulta muito a produção de qualquer tipo de plantação, a implementação da calagem apresenta diversas vantagens para os agricultores.

Mas a calagem não é um processo simples a ser feito, é necessário levar em consideração diversas características do ambiente para a sua implementação. Entenda alguns produtos que podem ser aplicados no solo:

  • calcário: o sal do calcário pode ser obtido através da moagem de rochas calcárias. Como seu maior componente é o magnésio, esse produto é muito indicado para solos que possuem carência do mesmo;
  • cal virgem: esse produto é recomendado para solos que necessitam ação imediata através da queima completa de rochas calcárias. Geralmente, esse método é feito antes do plantio, já que essa queima pode prejudicar os organismos presentes no ambiente;
  • cal hidratada: também aplicada antes do plantio, a adição da cal virgem com água deve ser feita com bastante cuidado, pois sua adição no solo deve ser realizada através de uma camada bem fina, já que o cal hidratado acelera as reações com componentes químicos do solo;
  • carbonato de cálcio: originário da moagem de corais e sambaquis, seu funcionamento de neutralização da acidez do solo é bem parecido com do calcário. Ao entrar em contato com a água, o carbonato de cálcio produz uma base forte, ideal para a agricultura e renovação do solo desidratado.

Agora que você já conhece alguns produtos que podem reduzir a acidez do solo e entendeu a principal importância da calagem, vale ressaltar que esses métodos estão relacionados à condição do solo antes da implementação da calagem para saber especificamente qual o tipo ideal de produtos que podem ser usados no solo da sua fazenda de agricultura.

Ficou alguma dúvida quanto a calagem? Não esqueça de deixar um comentário que faremos questão de responder a você! Confira também o uso da tecnologia no tratamento de sementes, assim o procedimento de sua agricultura estará completo! Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *