Conheça os benefícios da energia solar fotovoltaica

Fonte: Pixabay

Com simples manutenção e redução de custos para o produtor, a energia fotosolar voltaica – ou energia fotovoltaica – é uma alternativas que vêm garantindo muitos benefícios nas propriedades rurais de todo o Brasil.

De maneira resumida, essa energia consegue converter a radiação do sol em energia elétrica de forma sustentável para que os produtores consigam utilizá-las no seu dia a dia. Através de painéis, essa coleta de energia está integrando a paisagem das propriedades rurais nos últimos tempos.

Mas quais são as outras vantagens da energia fotosolar? Se você está na dúvida se essa é a aposta certa para sua propriedade rural, abaixo, separamos diversos benefícios da energia fotosolar voltaica para você saber tudo sobre ela.

Vantagens da energia fotovoltaica

Mesmo sendo uma ótima opção para diminuir os custos agrícolas, a energia fotovoltaica exige um investimento inicial alto para adquirir os aparatos necessários, como os painéis e instalação dos equipamentos pela propriedade.

Contudo, mesmo que essa questão possa significar um valor inicial maior no bolso dos agricultores, esse investimento costuma ter um prazo de retorno breve, já que as contas de energia costumam vir praticamente zeradas. Também é válido comentar que a instalação das placas pode significar o aproveitamento de áreas improdutivas ou degradadas na propriedade.

Outro fator que surpreende muitos os agricultores que a utilizam é o sistema de funcionamento feito por um aplicativo de celular. Na palma da mão, os fabricantes dos inversores fotovoltaicos mandam informações referentes ao benefício ambiental representado pela economia de energia. Além das citadas, as vantagens que sempre são lembradas por quem tem essa tecnologia em casa são:

  • possibilidade de crédito: nesse caso, se o usuário não utilizar toda a potência gerada, há a possibilidade de enviar o excesso de energia para uma rede distribuidora. Gerando assim, créditos que possam ser utilizados pela propriedade em até cinco anos, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel);
  • baixos custos de operação e manutenção: depois de uma vez instalado, os equipamento de captação da energia fotosolar são fáceis de serem operacionais e só devem ser limpados quando houver sujeira sobre eles. Mas cuidado, a higienização só deve ser feita com água e sabão neutro. Com a limpeza correta, isso fará com que sua vida útil seja de até quarenta anos;
  • economia de energia: muitos agricultores buscam a energia fotovoltaica como uma alternativa mais em conta para seu bolso. Contudo, a economia de energia é uma das maiores vantagens que pode ter já que esse processo não degrada o ambiente como outras produções de energia.

O que achou de saber todas essas informações a respeito da energia fotosolar voltaica? Acha que essa é o tipo de energia perfeito para a sua propriedade? Outra dica que podemos dar para você é como usar a tecnologia no tratamento de sementes a seu favor! Se há alguma dúvida a respeito não esqueça de deixar seu comentário! Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *