Suplemento mineral para bovinos: o que é e quais os benefícios?

O suplemento mineral para bovinos é muito importante para quem trabalha com criação de rebanho para corte. Este produto, além de ser um elemento contribuinte para o desenvolvimento ideal do gado, ajuda a garantir maiores índices de produção para o negócio.

Mas, mesmo sendo um complemento para o rebanho, muitas pessoas ainda não sabem o que é este produto e quais são os seus benefícios. Para explicar mais sobre o assunto, trouxemos diversas informações para sanar qualquer dúvida a respeito!

O que é o suplemento mineral de bovinos?

Mesmo que o ambiente e o capim estejam em perfeitas condições para a pastagem, eles não conseguem fornecer todos os tipos de nutrientes possíveis para que o animal esteja ideal para o corte. Por causa disso, surgiram diversos tipos de suplementação para melhorar a produtividade e a rentabilidade ao trabalhar com este negócio.

No caso do suplemento mineral, o complemento recupera o equilíbrio de nutrientes não adquiridos nas pastagens, incluindo o fósforo em sua composição, por exemplo, já que este mineral possui uma grande importância para o desenvolvimento e o crescimento do animal.

Eles servem, basicamente, para melhorar a carne, a gordura, o leite e até mesmo o crescimento ósseo do rebanho, além de melhorar o sistema imunológico dos animais, os deixando mais resistentes para o corte.

O pecuarista que deseja implementar a suplementação mineral na alimentação do seu rebanho pode produzir o complemento em sua propriedade ou comprá-lo em comércios apropriados. Contudo, ao optar pela produção própria, é necessário ter equipamentos e mão de obra qualificada para que não haja riscos de contaminação do produto e nem perda de material durante a sua confecção.

Tipos de suplementos minerais para bovinos

Existem diversos tipos de suplementos minerais para bovinos, entre eles:

Sal mineral proteinado

Este suplemento mineral é enriquecido com fontes de proteína, potássio, cálcio e ferro, e pode ser oferecido durante o ano todo para o rebanho. Na sua composição também encontramos ureia, deixando o suplemento mais vantajoso do ponto de vista econômico.

Sal mineral com ureia

Quando falamos sobre este suplemento, podemos dizer que serve para manter os animais em condições ideais de peso durante o período de seca. Mas cuidado, este produto não pode ser oferecido ao rebanho quando estão muito magros ou em jejum, já que a sua utilização inadequada pode causar a intoxicação no animal.

Sal mineral proteico energético

Com fontes de proteína e energia, o complemento de sal mineral proteico energético é utilizado apenas em épocas de seca, para atingir a exigência mineral da produção de gados de corte com regime em pastagem.

Além da suplementação mineral para complementar a dieta dos seus animais, é indispensável que seja realizada uma boa formulação de ração para bovinos de corte. Para ajudar você, converse com um técnico que possa indicar as estratégias ideais para o seu rebanho, com base no objetivo e nas metas do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *