Como funciona a criação de gado nelore?

Fonte: Crédito Nelore Irca

Por ser um dos países que mais consomem carne no mundo, o Brasil, acabou se tornando um grande produtor de gado. Com mais de 218 milhões de cabeças, os rebanhos dentro do nosso território contam com diversas raças, no entanto, a maioria entre elas são os zebuínos nelore.

Mesmo com aparência rústica, os nelore se adaptam em qualquer ambiente e são muito lembrados por terem diversos tipos de carcaça. Mas como funciona a criação de gado nelore? Para esclarecer algumas dúvidas, abaixo separamos sobre os tempos ideais para cada fase e qual a melhor maneira de confinar o gado. Confira!

Tempo de engorda do gado nelore

Por ser uma das raças de bovinos mais encontradas no Brasil, é muito comum que seus criadores tenham questionamentos a respeito de sua criação. Uma das vantagens desse gado é que o seu tempo de engorda é mais rápido do que outras raças que existem no mercado.

A média de tempo para chegar a fase completa de engorda é de dezoito meses. Contudo, esse tempo pode variar de acordo com tipo de criação que a raça recebe. Ou seja, se for criada no pasto, pode ser que o animal demore um pouco mais para chegar no final, do que no confinamento a base de rações, onde os nutrientes dos alimentos são selecionados para acelerar esse processo.

Outro fator que contribui para o período de engorda do gado é a castração. Se o macho for castrado, as condições físicas do bovino acaba acelerando ainda mais, facilitando esse processo.

Tempo para corte do gado nelore

Outro fator que os criadores de gado nelore levam em conta na hora de criar os seus rebanhos é o tempo para corte dos bovinos. Assim como o período de engorda, o tempo ideal para corte pode variar de acordo com a alimentação, o tipo de tratamento e se o animal é castrado ou não.

Por causa disso, é muito comum que os nelore seja criados em confinamento, castrados e a base de ração selecionada. Desse jeito, o gado atinge seu engorde ideal até os dezoito meses, garantindo que o tempo para o corte seja a partir desse tempo.

Fonte: Crédito Nelore Irca

Confinamento do gado nelore

Já que é um recurso muito usado entre as criações de gado nelore, o confinamento perfeito para o rebanho deve garantir as melhores condições para o gado, isso implica diretamente em produtos de melhor qualidade para o mercado de carnes.

Por causa disso, o curral e os equipamentos devem ser adequados para manejar os bovinos. Além de oferecer uma boa alimentação, o produtor deve ter uma boa logística, como por exemplo, uma divisão adequada das categorias dos bovinos.

Agora que você já sabe como funciona a criação do gado nelore, você já pode garantir uma boa qualidade para com o rebanho! Para ajudar você nessa questão, confira nosso conteúdo sobre o que é silagem. Caso tenha ficado alguma dúvida, comente abaixo! Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *