A Granja do Ano – 36 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Destaques 2020 INSTITUIÇÃO DE ENSINO - Esalq/USP

Referência mundial no ensino agrícola

A Esalq/USP, fundada em 1901, integra a A5 Alliance, as cinco escolas mais bem ranqueadas em Ciências Agrárias da US News Report

Qual a história e a relação da Esalq/USP no ensino agrícola?

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) é uma unidade da Universidade de São Paulo (USP), situada em Piracicaba, município do Centro-Oeste do estado de São Paulo, caracterizado como importante polo desenvolvimento industrial e agrícola. A Esalq/USP foi fundada em 1901, do sonho do visionário Luiz Vicente de Souza Queiroz, doador da Fazenda São João da Montanha ao governo do estado de São Paulo, para a criação de uma escola agrícola. Até 1934, a instituição fez parte da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. A partir de então, passou a integrar a USP, como uma de suas unidades fundadoras. Desde a sua criação, a Esalq/USP evolui constantemente ampliando sua atuação alicerçada em três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Em um ambiente voltado para a produção do conhecimento, professores, alunos e funcionários desempenham atividades em uma área de mais de 3,8 mil hectares, formada pelo Campus Luiz de Queiroz e pelas estações experimentais de Anhembi, Anhumas, Itatinga e Fazenda Areão, o que corresponde a quase 50% da área total da USP. Considerada um centro de excelência, possui sete cursos de graduação. Já formou 16.223 profissionais, sendo reconhecida nacional e internacionalmente por sua contribuição nas áreas de ciências agrárias, ambientais, biológicas e sociais aplicadas.

Da mesma forma, é referência em pós-graduação. Em 1964, a Esalq/USP foi a primeira unidade da USP a implantar programas de pós-graduação. Até hoje, foram mais de 10 mil titulados, entre mestres e doutores. A contribuição da escola na formação de recursos humanos pós-graduados é irrefutável e responde pela geração de conhecimentos que tem produzido diversos impactos positivos. A expansão das competências da Esalq/USP também pode ser traduzida nos índices de inserção internacional. Em 2020, atingimos, em nossa escola, o importante registro de 100 convênios acadêmicos bilaterais internacionais.

E não deixa de ser um orgulho ao ser considerada uma das melhores do mundo. Nossa expertise em ultrapassar o território nacional nos levou à relevante inserção na A5 Alliance, que reúne as cinco escolas mais bem ranqueadas na área de Ciências Agrárias pelo ranking da US News Report, contemplando, além da Esalq/ USP e da China Agricultural University (uma das parceiras da Hainan University), a holandesa Wageningen University e as norte-americanas Cornell University e University of California-Davis. A forte inclinação que a Esalq/USP possui para o ensino diferenciado e a pesquisa de qualidade está contemplada em 130 laboratórios instalados em 12 departamentos, em uma estrutura que emprega 451 profissionais entre docentes e servidores técnico- -administrativos.

Qual o perfil dos formados pela instituição?

Nossos egressos têm o privilégio de compor um universo de profissionais com um alto nível de competência, idealistas preparados para o futuro, que ajudarão, com sua cidadania, a ampliar o universo da ciência e da tecnologia. Na sociedade, as fileiras de profissionais aqui graduados são agentes multiplicadores da educação, com um conhecimento que poderá influenciar destinos para a obtenção de uma sociedade mais justa e para um planeta firmado pela sustentabilidade