A Granja do Ano – 36 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Destaques 2020 COLHEITADEIRAS - John Deere

Mais qualidade para o grão colhido

Recentes investimentos da John Deere incluem o avanço tecnológico dos equipamentos e os benefícios da conectividade

Quais são os principais diferenciais das colheitadeiras desenvolvidas pela John Deere e quais as inovações incorporadas nessas máquinas nos últimos anos?

O principal destaque da John Deere foi a consolidação no mercado da colheitadeira de grãos S700, lançada pela companhia em 2019. O fato de ser o primeiro equipamento totalmente automatizado produzido no Brasil atraiu a atenção dos produtores, que enxergaram nesse equipamento a possibilidade de aumentar ainda mais a produtividade em sua lavoura. Outro diferencial é o fato de o equipamento possuir duas câmeras digitais, que permitem que o sistema realize a leitura da passagem de grãos. Dessa forma, ela identifica impurezas e grãos quebrados, e promove automaticamente os ajustes necessários (a cada três minutos) para manter a performance e a qualidade dos grãos. O resultado é um grão 17% superior em qualidade, somado a 13% de redução de perdas. Além disso, o equipamento possui o Command Center, que reduz em 10% do tempo gasto em regulagens. E a tecnologia embarcada na série S700 de colheitadeiras de grãos também foi um diferencial inovador da John Deere. O monitor existente no equipamento otimiza o dia a dia do operador, pois permite o compartilhamento de dados pelo JDLink, enviando informações da colheita diretamente para o Centro de Operações, plataforma em que o cliente pode fazer a gestão on-line da sua propriedade, a qualquer momento e em qualquer lugar, diminuindo custos e aumentando a rentabilidade da lavoura.

A empresa lançou, neste ano, o John Deere Conecta. Como funciona e quais são os objetivos dessa nova solução?

O John Deere Conecta, lançado em maio, é uma plataforma virtual em que o cliente interage com todo o ecossistema John Deere e tem acesso às melhores condições de compras e conversa com seu concessionário direto de seu computador ou celular, em um ambiente que se assemelha às feiras agrícolas, aproximando a empresa e suas soluções dos clientes. A plataforma proporciona aos clientes o acesso a quatro ambientes: máquinas, pós-venda, agricultura de precisão e informações sobre a companhia, além de contar com um espaço para chat com concessionários, gerar cupons de descontos nos produtos e consultar as soluções financeiras como o Banco e o Con - sórcio John Deere. Neste ecossistema proporcionado pelo John Deere Conecta, além do benefício das integrações entre máquinas John Deere (hardwares e softwares) que por si só geram mais produtividade, seus dados se consolidam no Operations Center (plataforma de gestão de frota desenvolvida pela John Deere), no qual se analisam e processam os melhores cenários para a execução das operações, inclusive com a conexão de outras plataformas e profissionais autorizados, que podem aportar dados importantes, como prescrições mecânicas, operacionais e agronômicas.

Que tipo de ações a John Deere promoveu diante do novo momento provocado pela pandemia de Covid-19?

A John Deere realizou uma série de ações de responsabilidade social para mitigar os impactos da Covid- 19. São eles: empréstimo de R$ 6,5 milhões em equipamentos (trator e pulverizador) para cerca de 40 administrações municipais realizarem a sanitização de ruas e avenidas (12 estados); em parceria com a rede de concessionários e colaboradores, arrecadação de 350 toneladas de alimentos por meio de cestas básicas que beneficiarão cerca de 29 mil fa - mílias; e doação de R$ 100 mil para a manutenção do hospital Oswaldo Cruz, em Horizontina/RS. Além disso, da porteira para dentro, a companhia realizou uma série de ações de conscientização e prevenção, como campanhas internas, obrigatoriedade do uso de máscaras, reforço da higienização de áreas comuns, mudança do regime de trabalho para home office em áreas administrativas, entre outras.