A Granja do Ano – 36 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Destaques 2020 NUTRIÇÃO ANIMAL - DSM/Tortuga

Rebanho com desempenho turbinado

Há mais de 65 anos, soluções da Tortuga auxiliam no processo de evolução da produção de carne e leite do Brasil

De que formas a DSM/Tortuga contribui para a pujança da pecuária brasileira?

A Tortuga é a marca de suplementos nutricionais de Ruminantes da DSM. São produtos que estão à disposição dos pecuaristas brasileiros há mais de 65 anos e que participaram da evolução da produção de carne e leite do País. Nossas soluções melhoram o desempenho e a produtividade dos animais e, consequentemente, a rentabilidade dos produtores. Além das nossas inúmeras tecnologias, temos um trabalho de extensão rural muito forte. São cerca de 800 pessoas que trabalham muito próximas aos produtores. Tudo isso acontece por meio de visitas nas fazendas, das mais de mil ações que fazemos todos os anos, como dias de campo, palestras, simpósios etc., além de todo o material técnico que é distribuído por meio das nossas revistas, impressa e digital, e das nossas redes sociais no Facebook e no Instagram.

Quais são as mais recentes inovações da empresa voltadas à nutrição animal?

Atualmente, podemos destacar as linhas Bovigold, para bovinos de leite, e Fosbovi, para bovinos de corte. Entre as versões de alta tecnologia dessas linhas, é possível citar as que incluem uma associação equilibrada de macro e micronutrientes com os Minerais Tortuga, além de vitaminas e aditivos naturais, mais os ingredientes Crina e RumiStar exclusivos da DSM. Além disso, destaque para a mais recente novidade do portfólio da marca Tortuga, o Hy-D, um metabólito específico de vitamina D3.

A marca Tortuga completou 65 anos em 2019. E para os próximos anos, quais os principais projetos no Brasil?

A DSM e a marca Tortuga trabalham em um cenário muito promissor para o setor agropecuário nos próximos anos, com a chegada de um novo ciclo de ganho de produtividade e a intensificação da digitalização da atividade pecuária. O País, que já se consolida como o dono do maior rebanho comercial de bovinos do mundo, com vegetação, clima e abundância de água, ainda tem muito espaço para crescer em produtividade – e isso de forma sustentável, ocupando a mesma área. Entre os novos projetos, destaque para evolução constante em termos de tecnologia para nutrição, o Programa Gestão DSM (PGDSM), que ajuda os produtores a avaliar e administrar de forma mais eficiente o seu negócio.

Em tempos de maior valorização das ferramentas digitais, quais são as principais soluções nessa área oferecidas pela DSM?

A companhia investe continuamente em adaptações e soluções digitais para otimizar a atividade pecuária. Seus programas já consolidados no mercado, como o Tour DSM de Confinamento e o Programa Qualidade do Leite Começa Aqui!, por exemplo, estão sendo idealizados totalmente em ambiente digital. Outra ação interessante nesse sentido foi lançada ao final do ano passado, que é o Mais Arroba, ferramenta desenvolvida em parceria com o Cepea/USP para auxiliar o pecuarista a simular os fatores zootécnicos e econômicos que influenciam os resultados do confinamento. A partir dos dados inseridos pelos produtores, é possível estimar os ganhos produtivos dos animais, os custos fixos e variáveis do confinamento, a rentabilidade e a taxa de retorno mensal (em reais), entre outros fatores. Além disso, no nosso Centro Experimental, testamos e desenvolvemos, em parceria com universidades e empresas de tecnologia, ferramentas digitais para monitoramento do desempenho do rebanho, por meio de balanças e câmeras. Para 2020, a companhia firmou uma parceria com Magazine Luiza. Com a novidade, muito brevemente o produtor rural terá a possibilidade de adquirir diversos produtos do portfólio Tortuga a partir de seu celular, tablet ou computador, com a entrega na sua fazenda.