A Granja do Ano – 37 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Milho

Números dourados

A área de milho deverá ser de 19,662 milhões de hectares em 2020/21 (1% a mais que na temporada anterior), e a produção tem tendência a ser recorde: 116,043 milhões de toneladas. A estimativa é de Safras & Mercado, que projeta para o primeiro semestre de 2021 preços entre R$ 45,00 e R$ 55,00 por saca

Arno Baasch
[email protected]

Após colher uma safra 2019/20 muito próxima da obtida na temporada anterior, com volume estimado em 107,365 milhões de toneladas, a aposta é que o Brasil possa atingir uma produção recorde, recuperando parte das perdas ocasionadas por fatores climáticos ao longo de 2020. O analista de Safras & Mercado Paulo Molinari afirma que a safra de verão 2020, de 23,162 milhões de toneladas, confirmou as expectativas de abastecimento ajustado, ficando abaixo da colhida no ano anterior, de 24,846 milhões de toneladas.

O clima para o desenvolvimento das lavouras apresentou problemas de estiagem em estados como Paraná e Santa Catarina, que tiveram volumes de produção abaixo do potencial esperado inicialmente, embora maiores que os do ano anterior. “Maiores dificuldades ocorreram no Mato Grosso do Sul, em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Nos dois primeiros estados, as perdas na colheita frente ao ano passado (2019) ficaram, respectivamente, em 195,6 mil toneladas e 61,5 mil toneladas”, comenta.

Já no Rio Grande do Sul, o volume colhido ficou 1,75 milhão de toneladas abaixo do obtido no ano passado, alcançando 4,935 milhões de toneladas. A queda na produção, segundo o analista, somente não foi maior pelo fato de as lavouras terem sido cultivadas mais cedo e com um ciclo de produção mais precoce em relação à soja, que sofreu mais com a falta de chuvas no estado.

O analista ressalta que parte da queda verificada na safra de verão nos estados do Centro-Sul acabou sendo compensada pela ótima condição de clima na região do Matop...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante desta revista, clique Aqui e Assine Agora!