A Granja do Ano – 37 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Boi Gordo

Oferta restrita, exportações ampliadas

A demanda interna de carne bovina foi reduzida pela crise da pandemia, mas a menor oferta de bois para o abate e os embarques aquecidos têm dado suporte ao setor. Em junho de 2020, a exemplo, o valor médio da arroba já alcançava o recorde de R$ 205,78 em São Paulo, com tendência de valorização ainda maior para o segundo semestre. Já as exportações são históricas: no primeiro semestre, foram 7,8% superiores com relação ao mesmo período de 2019

Arno Baasch
[email protected]

O mercado brasileiro de carne bovina vivencia um 2020 bastante desafiador. Se, por um lado, a crise provocada pela pandemia do coronavírus reduziu em parte a demanda interna, por outro, o quadro de oferta mais restrita de animais prontos para o abate e o ótimo movimento de embarques vêm garantindo um cenário de suporte ao setor.

Dados de Safras & Mercado apontam que a produção de carne bovina ao longo do primeiro semestre de 2020 atingiu pouco mais de 5,427 milhões de toneladas, levemente acima da registrada nos seis primeiros meses do ano anterior, de 5,423 milhões de toneladas. “A produção se mostrou bem equilibrada, mas houve um declínio considerável na demanda por carne bovina, diante dos efeitos econômicos gerados pela pandemia de coronavírus, com o agravamento das taxas de desemprego”, afirma o analista de Safras & Mercado Fernando Iglesias.

Outras dificuldades no âmbito doméstico vieram com as medidas de distanciamento social, o que levou ao fechamento de restaurantes, escolas e outros estabelecimentos, mudando a “cara” do consumo no Brasil, que passou a ser centrado em proteínas animais mais acessíveis ao bolso do consumidor, a exemplo da carne de frango, de cortes do dianteiro bovino e de ovos.

Os efeitos das medidas de distanciamento social no Brasil foram sentidos de forma direta no mercado de carne bovina. “Mesmo que alguns estados e...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante desta revista, clique Aqui e Assine Agora!