A Granja do Ano – 37 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Uva/Vinho

O sabor das vendas on-line

Setor vitivinícola já havia se adaptado à realidade de comércio pela internet antes da pandemia impor essa tendência. E agora incrementou as vendas por esse canal

Luís Henrique Vieira

Um dos setores pouco ou nada afetados negativamente pela pandemia foi o da vitivinicultura. Os dados informados pela Associação Gaúcha de Vitivinicultura (Agavi) indicam que, pelo contrário, a atividade teve crescimento nos primeiros seis meses de 2020. Uma série de fatores importantes contribui para que o setor viva um momento positivo durante as limitações de consumo.

No caso do vinho rosado fino, por exemplo, o crescimento nos primeiros cinco meses do ano (2020) foi de 135%, e já tinha sido de 87% em 2019 ante 2018. O total de vendas de vinhos de mesa cresceu 5% até maio de 2020, após estabilidade em 2019. Já a comercialização de vinhos finos subiu 47% entre janeiro e maio. Já o suco de uva teve crescimento de 18% em 2019 contra 2018, mas, nos primeiros cinco meses de 2020, a queda foi de 14%.

Para Dirceu Dani, diretor-executivo da Agavi, a adaptação do setor aos canais de vendas que a pandemia acabou por impor já vinha acontecendo antes, visto as leis que limitam o consumo de álcool por motoristas. As vendas maiores via internet já eram significativas em anos anteriores, e o consumo em restaurantes vinha baixando. “Além do benefício de fazer vendas por internet, não se perderem as vendas em um momento como este. Também temos o benefício de que a rentabilidade aumenta, porque se faz uma venda direta ao consumidor”, esclarece Dani. “No caso do suco de uva, o consumo também cresceu porque ele aumenta a imunidade e é relacionado a mais saúde. A realidade é que, neste ano, não temos do que nos queixar. Não temos problemas”, acrescenta. E uma safra de uva recorde e de boa qualidade, segundo a Agavi, levou à disponibilidade de um bom produto.

Espumantes...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante desta revista, clique Aqui e Assine Agora!