A Granja do Ano – 36 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Destaques - Plataformas

Colheita no DNA

Destaques

Equipamentos desenvolvidos pela GTS auxiliam na otimização de tempo, consumo e performance das colheitadeiras que rodam no campo

A Granja do Ano — Quais são os principais diferenciais das plataformas de colheita desenvolvidas pela GTS e quais os benefícios que os equipamentos da empresa oferecem ao produtor?

Assis Strasser — Há cerca de 25 anos, identificamos uma necessidade no mercado agrícola, o desejo de produzir mais numa mesma extensão de terra: o espaçamento reduzido, capaz de otimizar a lavoura unificando os espaçamentos de plantio de milho, soja e feijão. Na época, o mercado não oferecia essas soluções para colheita. Foi então que vimos a oportunidade de revolucionar o conceito convencional de colheita. Criamos a primeira plataforma de alumínio com espaçamento reduzido. Utilizamos em nossa lavoura e vendemos as primeiras unidades para produtores da região. O conceito inovador e o sonho de empreender foram tão fortes que percebemos que era preciso continuar avançando com soluções tecnológicas para a agricultura, e foi assim que, no ano 2000, surgiu a GTS do Brasil. A colheita sempre foi nossa expertise, revolucionamos com as maiores plataformas para colheita de milho, capazes de aumentar a escala produtiva dos nossos clientes, otimizando o tempo, o consumo e a performance das suas colheitadeiras. Por um bom período, focamos nossos esforços na cultura do milho, mas sabíamos que era preciso ampliar nosso olhar e entregar soluções completas ao produtor rural. Trabalhamos arduamente com projetos e testes de campo, e, hoje, contamos com soluções não só para a colheita de milho, mas também atendemos às mais variadas culturas. As plataformas Flexer, por exemplo, têm surpreendido o mercado pela sua capacidade de corte e eficiência de colheita. É um valor percebido pelo nosso cliente, o que nos instiga a inovar e melhorar cada dia mais.

Quais são as mais recentes novidades apresentadas pela GTS ao mercado brasileiro?

Sabemos que o bem mais precioso para o agricultor é o solo, nada adianta uma grande extensão de terra se ela não for produtiva. O plantio direto é imprescindível para conservar a umidade do solo, manter os nutrientes, conservar a temperatura, aproveitar a matéria orgânica, evitar a erosão, entre outros benefícios. Porém, plantio após plantio, o solo vai se compactando e acaba prejudicando o sistema radicular das plantas. O desafio é conservar a palhada, os benefícios do plantio direto e, ao mesmo tempo, deixar o solo aerado, melhorando a oxigenação e o desenvolvimento das plantas. Nossa linha de descompactadores Terrus traz essa solução para o campo. É, sem dúvida, uma grande novidade e impressiona pelo número de vendas e elogios.

Destaques

Assis Strasser é diretor- -presidente da GTS do Brasil

Quais são os próximos projetos da GTS?

Nossos próximos projetos seguem na linha de manejo do solo com ênfase na descompactação aliada à fertilização. Além disso, apresentamos a linha de semeadoras para culturas de cobertura, a Exattus, trazendo o conceito da terceira safra, mais uma forma de otimização de tempo, área e produção, sempre buscando a conservação do solo. Estamos investindo pesado em pesquisa, desenvolvimento e testes para implementos especiais que podem ser acoplados ao Terrus, tornando-o ainda mais prático, útil e versátil para o produtor. A colheita está em nosso DNA, e, como não poderia ser diferente, além das demais linhas de produtos citadas, nossos esforços consistem em aprimorar cada vez mais nossas plataformas.

Quais são os outros produtos de destaque da GTS para o mercado agrícola?

Nossa linha de niveladoras de arrasto (plainas) é a mais completa do mercado. São utilizadas pelo produtor na ampliação e conservação de estradas, curvas de nível e sistematização do solo. A linha de descompactadores Terrus traz uma nova forma de descompactação do solo, rompendo as camadas adensadas sem destruir os caminhos orgânicos criados pelos anos de plantio direto. Seu sistema de hastes com desarme e rearme automático protege de qualquer impacto, projetando o equipamento para cima e para baixo. Na linha de transporte, desenvolvemos as carretas Up Grain Multi, Waggon e Float Side, com modelos que vão de 16 mil a 44 mil litros.