A Granja do Ano – 36 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Destaque 2018 Vinhos

Destaque

Bom gosto até por premiações

A Miolo Wine Group produz vinhos e espumantes que conquistam paladares e premiações pelo mundo

Nome da empresa: Miolo Wine Group
Sede: Bento Gonçalves/RS
Principais marcas de vinhos: Miolo Reserva, Miolo Seleção, Almadén, Miolo Millésime Brut, Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay, Miolo Lote 43, Miolo Merlot Terroir, Testardi Syrah, Vinha Velhas Tannat, Quinta do Seival
Principais marcas de espumantes: Miolo Millésime, Miolo Cuvée Tradition, Terranova, Almadén Principais mercados internacionais: China, Chile, Oriente Médio, Estados Unidos, Inglaterra e Polônia

A Granja do Ano — Entre os mais recentes lançamentos de vinhos e espumantes da Miolo Wine Group, quais você gostaria de destacar e quais as principais características desses produtos?

Adriano Miolo — Vale começar destacando a safra de 2018 da Miolo. Considerada a melhor da década, a nova safra está entrando para a história devido à altíssima qualidade das uvas, resultado do clima árido do terroir, que registra temperaturas altas durante o dia e que, em algumas noites, caíam a 9 graus, propiciando uvas com maturação excepcional – fenômeno observado raras vezes e que não acontecia há, pelo menos, seis anos. Com essa nova safra, serão produzidos todos os grandes vinhos da marca, que são elaborados exclusivamente em safras excepcionais, como o Sesmarias e o Miolo lote 43. Em 2018, lançamos a linha Miolo Single Vineyard, rótulos que integram uma categoria que carrega um novo conceito de vinhos no Brasil, e pouco explorado até então: um vinho de um único vinhedo, no qual se encontra a máxima expressão do terroir. Além disso, foi apresentada a safra 2016 de um dos ícones da Miolo: o Testardi Syrah, elaborado em vinhedos próprios da marca na Bahia. Diretamente das áridas terras do Vale de São Francisco, o Testardi representa uma das máximas expressões da uva Syrah, variedade que melhor se adaptou ao terroir. Também houve o lançamento da safra 2018 do Miolo Reserva Sauvignon Blanc Colheita Noturna, primeiro vinho brasileiro elaborado a partir de uvas colhidas mecanicamente nas madrugadas da região da Campanha Meridional, no Rio Grande do Sul.

E quanto às marcas já no mercado, o que empresa apresenta de novidade para o apreciador dos vinhos da Miolo?

A Miolo também apresentou a reformulação dos rótulos da linha Miolo Seleção, respeitando profundamente as origens e a tradição da marca num minucioso processo de resgate desses valores fundamentais. Recentemente, a linha Almadén também ganhou novos rótulos, com revisão de todo o portfólio da marca, criando dois grandes grupos: Almadén Vinhos e Almadén Espumantes.

E quais são as mais recentes e importantes premiações obtidas pela Miolo Wine Group?

Uma medalha Gran Ouro e duas Medalhas de Ouro na edição brasileira do Concurso Mundial de Bruxelas. O tinto Quinta do Seival Cabernet Sauvignon safra 2015 se consagrou com a medalha Gran Ouro, máxima premiação da prova, e as duas Medalhas de Ouro foram conquistadas pelo Miolo Reserva Tannat safra 2016 e pelo Miolo Seleção Chardonnay/Viognier safra 2017. Miolo Reserva Chardonnay 2017 conquistou uma medalha de prata no 25º Concurso Chardonnay du Monde. Miolo Merlot Terroir 2015 foi o único tinto brasileiro a conquistar uma Medalha de Ouro no Challenge International du Vin 2018, influente concurso de vinhos realizado em Bordeaux, na França. International Wine Challenge (IWC), realizado em Londres, na Inglaterra, premiou dois espumantes e um vinho branco: o Miolo Cuvée Tradition Brut conquistou uma Medalha de Prata, e o Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay e o espumante MioloMillésime Espumante Brut receberam medalha de bronze. O Espumante Terranova Brut conquistou Medalha de Prata no XVI Bacchus – Concurso Internacional de Vinhos. E também no Prêmio Ebit – Melhores do Ecommerce 2018 a Miolo foi eleita pelo excelente desempenho em 2017 no segmento vinícola. A avaliação levou em conta critérios como porcentagem de entregas realizadas no prazo e porcentagem de consumidores que voltaram a comprar na loja. Seis medalhas de ouro no 9º Brazil Wine Challenge, único concurso no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE). Foram consagrados os tintos Miolo Merlot Terroir 2015, Quinta do Seival Castas Portuguesas 2015, Miolo Reserva Tannat 2017 e Testardi Syrah 2016, e os espumantes Miolo Millésime Brut 2012 e Miolo Cuvée Tradition Brut 2015.

Destaque

Adriano Miolo é superintedente da Miolo Wine Group