Brasil pode ser afetado por intervenções argentinas na exportação de trigo

O Brasil pode ser afetado pelas intervenções da vizinha, Argentina, em suas vendas externas de trigo. O país busca reduzir a inflação dos alimentos através do controle de exportações agrícolas, o que vem causando preocupações entre os agricultores argentinos.

De acordo com analistas de Safras & Mercado, a preocupação é válida, mas o indicativo é de que os efeitos serão sentidos apenas na próxima safra, onde terá um menor estímulo ao cultivo do grão, junto com a redução de área plantada e baixa produção, o que afetará também as próprias exportações brasileiras, caso a restrição seja efetivada.

No momento, o mercado internacional vem centralizando as principais movimentações do mercado de trigo. Enquanto isso, no Brasil, o cenário é de menor liquidez, devido a baixa oferta e demanda do grão.

Outro ponto responsável pelo crescimento dos preços na Bolsa de Mercadorias de Chicago, é o clima frio que atravessa os Estados Unidos e a região do Mar Negro, além da restrição das exportações da Rússia, os principais fornecedores globais.

Data: 23/02/2021
Fonte: Redação A Granja

Últimas notícias