Colheita da safra de milho verão atinge 20,6% da área no Centro-Sul, diz Datagro

A colheita da safra de milho verão atingiu 20,6% da área no Centro-Sul, segundo a Datagro. Trata-se de um avanço de seis pontos porcentuais ante a semana anterior. Os trabalhos de campo estavam mais adiantados do que os 17,8% de igual período da temporada anterior e os 15,5% da média de cinco anos.

Segundo a Datagro, a safra teve perdas significativas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina devido à falta de chuvas entre setembro e novembro. 41% da safra foi colhida no Rio Grande do Sul, 23% em Santa Catarina e 18% no Paraná.

O plantio de milho de inverno no Centro-Sul segue lento, conforme a consultoria. De acordo com o levantamento, 11,8% da área projetada foi semeada, avanço semanal de 8,2 pontos porcentuais. O porcentual representa atraso ante os 31,7% de igual período do ano passado e os 30,3% da média dos últimos cinco anos.

Ainda de acordo com a Datagro, 19% da área foi plantada em Mato Grosso, 10,7% no Paraná, 10,0% em São Paulo e 8,0% em Minas Gerais.

“Mesmo com uma janela de plantio mais apertada, ainda é possível esperar uma safra expressiva, caso o clima permita primeiro a semeadura e depois garanta umidade até março/abril”, disse o coordenador de grãos da Datagro, Flávio Roberto de França Junior, em nota.

Data: 19/02/2021
Fonte: Estadão

Últimas notícias