Liderança feminina além da porteira

A entrevistada da seção O Segredo de Quem Faz da edição de outubro da revista A Granja é a produtora Sônia Bonato. Enérgica e participativa, ela é conhecida e reconhecida pela maioria das mulheres ligadas ao agro no Brasil.

Nos últimos anos, dedicou boa parte do seu tempo à sua qualificação profissional e a iniciativas de fortalecimento da presença feminina no setor.
Tanto que foi convidada para ser a embaixadora do 5º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), realizado esta semana, de forma virtual.

Sônia divide o trabalho na Fazenda Palmeiras com o marido, Nílton César Bonato. Na propriedade em Ipameri/GO, eles criam gado de corte e produzem soja e silagem de milho. Na entrevista, ela conta um pouco da sua trajetória e da ligação com o campo. Emotiva ao lembrar a infância humilde e os afetos construídos ao longo do tempo, a produtora muda o tom quando fala de preconceito e das dificuldades que as mulheres ainda enfrentam em um meio predominantemente masculino.

“Vamos em frente, aos poucos, mostrando as nossas capacidades. É muito comum vermos que as mulheres mantêm os lugares funcionando, mas não têm cargos de liderança. Essa capacitação que estamos buscando e os resultados que estamos conseguindo, vão fazer com que as mulheres consigam ter o mesmo valor dos homens”, declara.

Foto: Tiago Alves Reis

Clique aqui e acesse a matéria completa.

Data: 28/10/2020
Fonte: A Granja

Últimas notícias