Cultivos de inverno ajudam no controle de plantas daninhas

Manter o solo coberto durante o inverno reduz a infestação de plantas daninhas e pode representar economia para a implantação da lavoura de verão. Saiba como a cobertura de solo e a palhada atuam como herbicidas naturais nas áreas de cultivo.

As plantas daninhas precisam de espaço e luz para se estabelecerem. Com a cobertura permanente do solo, é possível ocupar a área somente com as espécies desejadas, sejam elas cultivos ou plantas de cobertura, limitando a germinação de sementes e o desenvolvimento das invasoras.
Culturas como trigo, centeio, canola e aveia, que apresentam elevada capacidade de cobertura do solo com reconhecido efeito alelopático (substâncias químicas liberadas pelas plantas), podem diminuir o número de plantas de buva e azevém em até 65%, quando comparado a áreas de pousio.

Os resultados de um experimento conduzido pela Embrapa mostrou os efeitos das culturas de inverno para controle da buva: área em pousio apresentou 200 mil plantas de buva por hectare (ha); com cobertura de aveia foram 80 mil pl buva/ha; com trigo 30 mil pl buva/ha; e com centeio a presença de buva foi zero. Veja detalhes no vídeo:



De acordo com Leandro Vargas, pesquisador da Embrapa Trigo, o custo para controle de plantas daninhas em uma área de pousio se equipara ao custo de uma cultura de cobertura no inverno: “O custo para fazer uma cobertura de inverno representa 80% do custo necessário para limpar uma área que ficou em pousio, ou seja, se cobrir o solo no inverno vai economizar 20% com herbicidas necessários para limpar a área na pré-semeadura de verão. Talvez precise investir em adubação, tratamento de doenças, mas o retorno vai aparecer na cultura de verão, tanto com a menor infestação de invasoras, quanto na melhoria do solo e uso residual de fertilizantes”.

Com base nos cálculos da Embrapa, uma área que ficou em pousio vai demandar, no mínimo, duas aplicações de herbicidas associando quatro produtos para controlar as diferentes espécies de plantas daninhas que já estarão de grande porte na pré-semeadura de verão. Na área com cobertura de inverno, aveia preta por exemplo, a menor infestação poderá ser controlada com apenas uma aplicação de herbicida, que servirá de dessecação da área.

Data: 28/05/2020
Fonte: Embrapa

Últimas notícias