ILP e ILPF revolucionam a agropecuária brasileira

A reportagem de capa da edição de novembro da revista A Granja apresenta uma abordagem especial sobre a integração lavoura-pecuária (ILP) e floresta (ILPF), tecnologia genuinamente brasileira que está presente em 15 milhões de hectares nas diferentes regiões do País.

A reportagem ouviu produtores que adotam estes sistemas em suas propriedades nos estados de Rondônia, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. Um deles, Giocondo Vale, espera colher 70 sacas por hectare nesta que será a quarta safra de soja na Fazenda Don Aro, em Machadinho D’Oeste/RO, onde a pecuária era a atividade principal.

A Granja também entrevistou especialistas que falaram sobre as expectativas para o futuro da ILPF e sobre os cuidados que devem ser adotados pelos produtores no planejamento de um sistema de integração. É preciso considerar as questões técnicas, econômicas e comerciais, recomenda o pesquisador Flavio Wruck, da Embrapa Agrossilvipastoril. Ele ressalta que, em cada talhão de uma fazenda, haverá um sistema integrado mais adequado, o que também pode variar ao longo do tempo. Portanto, é um processo que demandará ajustes finos com o passar dos anos.

Data: 06/11/2019
Fonte: A Granja

Últimas notícias