Campanha da Abisolo sobre o papel dos fertilizantes orgânicos compostos

A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) lança uma campanha para difundir, por meio de uma série de vídeos, os fertilizantes especiais produzidos pelas empresas do setor. O primeiro da série trata da importância e da contribuição dos fertilizantes orgânicos compostos para a melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, e que são importantes para o desenvolvimento das plantas e o consequente aumento da produtividade nas lavouras brasileiras, fator essencial ao fornecimento de alimentos para uma população mundial que em 2050 deve chegar a 10 bilhões de pessoas.

Com visual dinâmico e linguagem acessível, o vídeo lembra que a matéria orgânica presente nesse grupo de fertilizantes contribui para o aumento da porosidade e capacidade de retenção de água no solo, auxiliando o processo de difusão de oxigênio para as raízes, reduzindo assim a perda de importantes nutrientes. Como são produtos vivos, tais fertilizantes introduzem microrganismos benéficos ao solo, que além de aumentar a eficiência do processo nutricional, podem contribuir para inibir a ação de outros microrganismos prejudiciais à planta. Em relação aos diversos efeitos químicos, o vídeo demonstra que esses fertilizantes contêm, inclusive, substâncias húmicas, que auxiliam na redução da fixação do fósforo no solo, aumentando as possibilidades para as plantas. As várias formulações da composição desses insumos ajudam também no fornecimento de nutrientes essenciais para o melhor desenvolvimento das plantas, como zinco, cálcio, manganês, potássio etc.

Esse conjunto de práticas resulta numa fertilização eficiente que, aliada a um solo estruturado e biologicamente ativo, proporciona obter o máximo potencial genético das plantas e, em consequência, alcançar maior produtividade. A íntegra do vídeo pode ser vista acessando www.youtube.com/watch?v=njyj3nagFso. Para informações adicionais sobre essa e outras tecnologias de nutrição vegetal desenvolvidas pela indústria de nutrição vegetal basta navegar pelo site da Abisolo: www.abisolo.com.br

Data: 29/10/2019
Fonte: Abisolo

Últimas notícias