Santa Catarina discute inovação e desenvolvimento para arroz irrigado


A Epagri realiza, de 13 a 16 de agosto, em Balneário Camboriú, o XI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. O evento vai reunir cerca de 500 pessoas entre pesquisadores, extensionistas, estudantes, professores, agricultores, representantes da indústria e fornecedores de insumos.

O congresso tem como objetivo fomentar a cadeia produtiva de arroz, uma das mais importantes do Estado. Entre os temas a serem discutidos, estão agricultura de precisão, melhoramento genético preventivo, plantas daninhas e semioquímica, sinais químicos da comunicação entre os seres vivos que podem ser usados no combate às plantas daninhas.

O corpo de palestrantes será formado por três pesquisadores da Embrapa, um da Universidade Federal de Santa Maria, um da Faculdade de Tecnologia ShunjiNishimura de Pompéia/SP, um da Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz (Esalq/USC) e um da Epagri. O palestrante Fernando Correa vem do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), que atua em 73 países, com 21 escritórios e locais de operação de campo em todo o mundo.

De acordo com a presidente da Comissão Organizadora do congresso, Ester Wickert, um dos desafios do evento é construir um futuro economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente sustentável para a cadeia produtiva do arroz irrigado. “Enfrentar estes desafios requer, invariavelmente, ciência, tecnologia e inovação”, avalia Ester, que enumera como possíveis alternativas o aumento da mecanização e da eficiência na agricultura e o desenvolvimento e aplicação de tecnologias de mínimo impacto ambiental. “A forma mais eficiente de enriquecer o debate e acelerar este processo é congregar pessoas de diferentes áreas de atuação e formação para discorrer sobre o panorama da orizicultura brasileira em busca de alternativas para o futuro”, finaliza a presidente da Comissão Organizadora.

O XI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado é uma realização da Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai) em parceria com a equipe de pesquisa em Arroz Irrigado da Estação Experimental da Epagri em Itajaí. O Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), a Embrapa, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) são co-promotores do evento.

Confira a programação do evento: https://cbai2019.com.br/programacao

Serviço:

• O que: XI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado
• Quando: de 13 a 16 de agosto
• Onde: em Balneário Camboriú, no Infinity Blue Resort e Spa (Estr. da Rainha, 1000 - Praia dos Amores)
• Informações: (47) 3398-6339

Foto: Aires Mariga/Epagri.

Data: 12/08/2019
Fonte: Epagri / SC

Últimas notícias