Mecanização

Evite os PERIGOS COM MÁQUINAS no campo e na estrada

O usuário de uma máquina agrícola deve ser prudente com a sua segurança e também a de outros nos diferentes ambientes em que circular. E atenção à seguinte frase: “O acidente acontece quando a prevenção falha”

Professores Leonardo de Almeida Monteiro e Viviane Castro dos Santos ,e doutorandos em Mecanização Agrícola Marcelo Queiroz Amorim ,Isabela Oliveira Lima e Walisson Marques Silveira ,da Universidade Federal do Ceará( UFC)

Autilização de máquinas agrícolas dentro das propriedades rurais, sejam estas de porte pequeno, médio ou grande ,tem se tornado mais comum e com um grau de sofisticação cada vez mais elevado em relação às novas tendências tecnológicas .Na criação de animais ,já estão presentes desde o fornecimento de ração até o abate e o transporte ,não importando se são de pequeno ou grande porte, impactando diretamente nos custos de produção e preços dos produtos para o consumidor final. Quando se fala de produção de grãos, as máquinas estão presentes antes mesmo do preparo do solo nas lavouras, e seguem nas atividades de cultivos, que vão desde os tratos culturais até a colheita, o transporte e o armazenamento dos grãos. Um fato relevante que tem chamado a atenção de especialistas reside no aumento do número de acidentes envolvendo máquinas agrícolas em estradas, rodovias e cidades, ou seja, também estão acontecendo fora da porteira de uma propriedade rural.

Letalidade dos envolvidos

Essa constatação é mais assustadora do que aparenta ser, tendo em vista a letalidade e o número de envolvidos, que, na maioria, são pais de família em carros de passeios ou motoqueiros com garupa, sem nenhuma chance diante de toneladas de ferro. Acidentes com máquinas agrícolas dentro das propriedades rurais acontecem com uma frequência maior do que se imagina. No entan...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!