Vitrine

BIOINSUMOS: APOIO MICRO PARA RETORNO GIGANTESCO

Eles são pequenos – mais do que isso, invisíveis ao olho humano –, mas, se bem usados, podem provocar resultados enormes em produtividade e, sobretudo, ao bolso do produtor. São os chamados bioinsumos, uma tecnologia que cresce em utilização na agricultura brasileira em suas mais variadas categorias: defensivos biológicos, biofertilizantes, promotores de crescimento, bioestimulantes e muito mais. E todo esse segmento deverá se expandir ainda mais a partir da criação do Programa Nacional de Bioinsumos, pelo Ministério da Agricultura, em maio. As tecnologias dos bioinsumos são tão relevantes que compõem o tema da reportagem de capa desta edição.

Pois a tecnologia, algo que faz muito bem à lavoura – e, por consequência, à contabilidade do produtor –, é o “insumo” das demais abordagens da edição, como em um artigo sobre a importância da aplicação correta de fertilizantes. Afinal, é um produto fundamental e de custo alto. Então imagina o prejuízo se o produto for usado de maneira equivocada? E, em outro artigo esclarecedor: por que não aplicar nitrogênio em suplementação na soja?

E se o assunto é economizar, já analisou se o seu trator está sendo utilizado de maneira correta em relação à atividade à qual ele é submetido? A edição aborda essa questão também.

E tem mais, muito mais. Pois você sabe que, na agricultura, um detalhe, algo pequeno, como um micro-organismo, por exemplo, pode causar efeitos benéficos muito grandes.

Boa leitura! Um Feliz Natal e um 2021 gigantesco em conquistas!