Espaço do Leitor

ADOÇÃO DE ILPF

Por favor, gostaria de saber quais são as recomendações básicas antes da adoção de algum sistema de integração lavoura-pecuária-floresta. Obrigada pela atenção.

Giovana Castro Barreto Juína/MT

R – Prezada Giovana, a ILPF é uma estratégia produtiva que pode ser adotada em qualquer perfil de propriedade rural, desde que as condições de clima, solo e relevo não sejam restritivas. Antes de iniciar um projeto de ILPF, o produtor rural deve se atentar a alguns pontos importantes, como a sua aptidão, a existência de mercado para os produtos que pretende produzir, a logística para escoamento de safra e para chegada de insumos, a disponibilidade de mão-de-obra e a disponibilidade de assistência técnica qualificada. A definição do tipo de ILPF que será adotada, a estratégia de rotação das culturas, o espaçamento entre os renques de árvores ou as espécies utilizadas, caso envolva o componente arbóreo, devem ser feitos com base em uma análise geral do cenário interno e externo. Para ajudar nessas tomadas de decisão e orientar a elaboração de um projeto adequado às características e objetivos de cada propriedade, o ideal é contar com apoio de um profissional de assistência técnica ou extensão rural capacitado na área. Uma opção é contratar um profissional que tenha participado dos programas de capacitação coordenados pela Embrapa ou pela Associação Rede ILPF. Para mais informações, acesse: www.redeilpf.org.br.


CLIMA PARA O CACAUEIRO

Quais são as condições de clima mais indicadas para o cultivo do cacau? Agradeço a informação.

José Roberto Campos da Silva Belém/PA

R – Caro leitor, o cacaueiro é uma planta típica nos trópicos úmidos e é cultivado em áreas onde a oscilação climática é relativamente pequena durante o ano. Segundo a cartilha “Boas Práticas na Lavoura Cacaueira no Estado do Pará”, pu...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!