Agricultura 4.0

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E A “VIAGEM PARA O FUTURO

Se existe algo interessante que podemos destacar nesta situação que estamos vivendo, sem dúvida, é a “viagem para o futuro” que fomos obrigados a fazer nas tecnologias de transformação digital. Em analogia ao famoso filme da Universal, de 1989, De volta para o futuro 2, em que o Dr. Brown e Marty embarcaram no DeLorean DMC-12 e viajaram para o futuro, de 1985 para 2015, tivemos que, em poucas semanas, nos adequar a inúmeras tecnologias digitais para nos relacionar, discutir, negociar, comprar, vender, apresentar, ensinar, planejar e muitas outras ações profissionais que eram feitas, quase que exclusivamente, de forma presencial.

Com efeito, segundo pesquisa da ISE Business School, publicada no portal R7.com, estima-se que viajamos para o futuro de cinco a dez anos nas transformações digitais. De fato, tem sido um verdadeiro salto para frente, como se tivéssemos entrado em uma máquina do tempo ou avançado um filme. E é surpreendente, pois, segundo a mesma pesquisa, 80% dos gestores empresariais gostaram da nova maneira de trabalhar, a flexibilidade foi apontada como uma das competências mais desenvolvidas neste período, para 81% dos entrevistados. Resiliência, a capacidade de superar dificuldades, foi mencionada por 82%, e 60% deles afirmaram que o home office ajudou a melhorar a eficiência e a produtividade. Fico perguntando: quantas reuniões presenciais desnecessárias nas corporações eram realizas, que não levavam a lugar nenhum? Enfim, muitos executivos estão aprendendo que tarefas e entregas são mais importantes do que horas trabalhadas, inclusive nas empresas do agronegócio.

Isto que está acontecendo me remete a um dos textos que escrevi em uma edição anterior, sobre a capacidade computacional disponível atualmente. Vejam, praticamente estamos vivendo um disrupção abrupta no mundo digital, com um acesso gigantesco e inesperado à internet e a recursos computacionais. Po...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!