Espaço do Leitor

FINANCIAMENTO PARA ENERGIA SOLAR

Espaço

Li a reportagem de capa da edição de outubro sobre energia solar fotovoltaica e gostaria de saber de que forma posso conhecer as linhas de financiamento disponíveis para investimentos em estruturas desse tipo. Obrigado.

Daniel Salles
Cascavel/PR

R - Prezado Daniel, para ter acesso a essas informações, o canal mais indicado é o site da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). No endereço http://www.absolar.org.br/financiamento, você pode preencher um formulário para obter os dados sobre as linhas de crédito e as instituições financeiras.

CONDIÇÕES PARA O SORGO

Em quais condições a pesquisa indica o cultivo de sorgo? E quais as vantagens dessa cultura? Grato pela informação

Sérgio Ricardo
Vicentini Goiânia/GO

R - Caro leitor, o sorgo é o quinto cereal mais cultivado no mundo e é adaptado às condições de altas temperaturas e baixa disponibilidade hídrica. Segundo o pesquisador Daniel Pereira Guimarães, da Embrapa Milho e Sorgo, esse cultivo tem importante papel na expansão da produção de grãos no País, em função da adaptabilidade às regiões semiáridas e da possibilidade de produção de uma segunda safra em áreas inaptas para a tradicional dobradinha soja-milho. “Para fins comparativos, o sorgo necessita de 330 litros de água para a produção de 1 kg de matéria seca, enquanto o milho e o trigo requerem 370 e 500 litros de água nessa função, respectivamente”, diz Guimarães. Além do ajuste às condições brasileiras e do menor requerimento hídrico, o sorgo tem tolerância à presença de alumínio em solos ácidos, o cultivo é totalmente mecanizável e o custo de produção é considerado baixo. “O sorgo ainda contribui para a redução da infestação de nematoides no solo, produz rações de alta qualidade proteica e livres de toxinas, e ajuda na formação de palhada de proteção do solo”, acrescenta.