Agricultura 4.0

USO DE DRONES NA AGRICULTURA

Após três anos da regulamentação do uso dos drones pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), por meio do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial nº 94 (RBAC-E 94), de 3 de maio de 2017, verifica-se que muita coisa não mudou no marco regulatório. Porém ocorreram mudanças na tecnologia e em seus usos.

O objetivo do regulamento produzido pela Anac foi tornar viáveis as operações com estes equipamentos, preservando-se a segurança das pessoas. Assim, recordando a regulamentação, há uma divisão das aeronaves não tripuladas em dois tipos básicos: os aeromodelos, que são drones usados para fins recreativos; e as aeronaves remotamente pilotadas (Remotely- Piloted Aircraft – RPA), que são drones usados com finalidade diversa da recreação, como a comercial, a corporativa ou a experimental. Em seguida, a regulamentação classifica os drones destas finalidades em três classes, de acordo com o peso de decolagem: Classe 1 – acima de 150 quilos; Classe 2 – acima de 25 quilos ou abaixo e igual a 150 quilos; e Classe 3 – acima de 250 gramas e abaixo ou igual a 25 quilos.

Em uma consulta aos dados do Sistema de Aeronaves não Tripuladas da Anac (Sisant), existem 77.448 drones cadastrados. Em 2017, quando a regulamentação foi promulgada, eram 30.087 em dezembro, ou seja, um crescimento de pouco mais de 47 mil equipamentos, lembrando que o cadastro é obrigatório para todos os tipos de drones com peso acima de 250 gramas de decolagem, mesmo aqueles para recreação.

Dos 77 mil cadastrados, 47 mil são para a recreação e 30 mil, para fins profissionais diversos (aerofotografia, aerofotogrametria, aerocinematografia, aeroinspeção, segurança pública, aerorreportagem, aeroagricultura, entre outras). Para a aeroagricultura, existem cadastrados 1.292 drones atualmente, sendo a maioria da fabricante chinesa DJI, com sede em Shenzhen. Particularmente, acho que esses números são inferiores à realidade dos ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!