Espaço do Leitor

SOJA EM SANTA CATARINA

Olá, amigos da revista A Granja. Tenho interesse em saber como estão o cultivo e a produção de soja em meu estado, Santa Catarina. Agradeço a informação.

Pedro Luiz Constantino Brusque/SC

R – Caro Pedro, em oito anos, Santa Catarina ampliou em 43,5% o volume produzido e em 32,3% a área plantada, alcançando 2,29 milhões de toneladas colhidas na última safra, segundo o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa). Na safra 2012/13, eram 518,5 mil hectares plantados e, hoje, as lavouras ocupam mais de 686 mil hectares, avançando sobre as áreas antes ocupadas com milho, feijão e pastagens. A soja é cultivada em 16.849 propriedades, com a produção gerando uma receita de R$ 2,8 bilhões, representando 8,2% no valor bruto da produção agropecuária estadual. A região de Xanxerê é a maior produtora catarinense de soja, com 502,8 mil toneladas colhidas em 150,5 mil hectares.


APLICATIVO PARA O SEGURO RURAL

Gostaria de saber quais são funções do aplicativo do seguro rural lançado pelo Ministério da Agricultura. Obrigado.

Roberto Queiroz Gonçalves Piracicaba/SP

R - Prezado Roberto, o aplicativo PSR – Programa de Seguro Rural possibilita aos produtores e interessados o acesso a informações sobre seguro de forma consultiva. A ferramenta não é negocial, ou seja, o produtor não faz contratação de seguro. Desenvolvido pelo Ministério da Agricultura em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária, o aplicativo disponibiliza informações, como: acesso ao Guia de Seguros Rurais, que explica como funciona o sistema no Brasil e apresenta as principais modalidades disponíveis, com simulados de indenizações; consulta das regras de subvenção, da legislação e das informações do PSR; dicas sobre o que fazer antes de contratar o seguro rural, ao informar a ocorrência de um sinistro, o laudo de inspeção de danos e o recebimento de indenizações. Também é possível saber a evolução anual dos principais parâmetros do PSR desde seu começo, em 2006. O aplicativo PSR ainda tem um atalho para acessar o aplicativo Plantio Certo, que possibilita aos produtores de diferentes culturas saber onde e quando plantar.

[email protected] ou acesse www.agranja.com twitter.com/agranjaeag facebook.com/agranjaeag