Vitrine

EXPORTAÇÕES: AGROPECUÁRIA BRASILEIRA, SINTA-SE ORGULHOSA

Surge uma grande dificuldade ao tratar do assunto exportações agropecuárias brasileiras. Afinal, por onde começar a elogiar tal performance? Pelas lideranças nos embarques em vários segmentos, de soja a celulose, de carne bovina a tabaco? Ou pela ampliação significativa nas exportações nas últimas semanas e meses, em meio à freada do planeta em razão da pandemia? Talvez, então, mencionar o efeito positivo providencial que esses embarques promovem na economia brasileira? Ainda dimensionar o bilionário número de pessoas além-mar alimentadas a cada santo dia pela comida que deixa nossos portos? Pois uma (resumida) abordagem do desempenho das exportações originadas no campo está na nossa reportagem de capa. Não deixe de ler e, sobretudo, de se orgulhar do navio carregado que ilustra esta página!

Orgulho é o que sentimos pelas demais abordagens desta edição, temas que, de certa forma, colaboraram ou colaboram para o Brasil ter se tornado esse megaexportador agrícola. Na seção O Segredo de Quem Faz, por exemplo, o produtor mineiro Rogério Vian relata uma maneira diferente de produzir.

E tem mais, muito mais. Como definir o sistema de produção de soja ideal para a sua propriedade, as razões – e ações – para a fertilidade do solo e, ainda, a alternativa barter para financiar a lavoura.

Boa leitura! E reiterando: sinta-se orgulhoso, pois você faz parte deste sucesso! Nosso agro não para!