A Granja 75 anos - Especial

Uma revista a serviço da tecnologia

Desde a edição número 1 até a atual, que está em suas mãos, a revista levar aos seus preciosos leitores as soluções

Leandro Mariani Mittmann
[email protected]

O Brasil, provedor global de alimentos para mais de 1,2 bilhão de pessoas, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), justifica tal protagonismo em três pilares: a natureza abençoada por Deus para a prática agropecuária + o árduo trabalho que você empreende diariamente (por vezes, sem folga, sete dias da semana) + a tecnologia de ponta embarcada em cada um dos elementos que fazem a agricultura, de insumos a máquinas – além, claro, de práticas agronômicas, que não deixam de ser uma tecnologia. E toda a saga que transformou este País em um fornecedor planetário de alimentos foi relatada em milhares de páginas da revista A Granja nos últimos 75 anos. Não precisamos mensurar aqui o tamanho desse orgulho, afinal, pode ter certeza, nosso brio tem a mesma dimensão da sua honra em ser um dos protagonistas da mencionada proeza de gerar comida para tanta gente.

E como uma maneira de homenagear tamanha grandeza deste Brasil tão relevante para o planeta, presenteamos você, leitor, no nosso 75º aniversário, com esta edição dedicada à tecnologia agropecuária. Entre as abordagens, pesquisamos nos nossos arquivos e, com satisfação, compartilhamos parte – uma pequena parte, registra-se – dos relatos sobre a evolução das tecnologias adotadas pelos agropecuaristas brasileiros ao longo das mais de sete décadas de circulação da revista. Um material histórico, detalhado década por década, desde os anos 1940. Essas ilustrações estão na sequência de outra rica contribuição, também para a história d’A Granja, depoimentos de algumas das principais lideranças do agronegócio sobre o nosso 75º aniversário. Ainda dentro do Especial, o futuro projetado de algumas tecnologias, muitas literalmente inventadas há pouco tempo.

Assim como foi por três quartos de século, nos próximos anos, caberá à revista A Granja seguir fiel à missão inicial de propagar a todos o que de melhor tem, faz ou pode fazer a nossa agropecuária. Para que o setor se mantenha em evolução constante, sobretudo em tecnologias. E um planeta agradece tal empenho, afinal, hoje, ele abriga 7,5 bilhões de habitantes, mas serão 9,5/10 bilhões daqui a três décadas. E a missão assumida pela revista A Granja foi expressa pelos sucessivos slogans ao longo de décadas. Como o primeiro: “Uma revista rural ao serviço do Rio Grande do Sul”, quando a publicação era apenas gaúcha; e “A revista Agropecuária do Brasil-Sul”, época em que começou a sua expansão além- -Rio Grande do Sul; até chegar a “O Brasil Agrícola”, fase em que circulava por todo o agronegócio brasileiro. Até o atual: “Atuante. Atualizada. Agrícola”.