Vitrine

TODAS AS NOSSAS VITÓRIAS PASSARAM POR AQUI

O melhor que a agropecuária brasileira produziu nos últimos 75 anos sempre teve dois lugares cativos: um no qual foi gerado e outro onde foi exibido. As façanhas do País já chamado de celeiro do mundo tiveram como ambiente de realização a sua propriedade, indústria, escritório ou casa. Da mesma forma, tais feitos foram devidamente registrados naqueles momentos e para a posteridade nas páginas da revista A Granja, que comemora, nesta edição especial, seu 75º aniversário. Desde meados dos anos 1940, nada do que foi relevante na agropecuária brasileira e também mundial passou incólume pela atenção de nossas máquinas de datilografar, teclados de micros e, hoje, mídias digitais. Por aqui passaram as glórias e também as dificuldades do campo.

A exemplo, a capa de uma edição de não muito tempo atrás, outubro de 2001 (reprodução na página), na arrancada da safra 2001/2002, temporada que o Brasil ansiava chegar à simbólica marca de 100 milhões de toneladas de grãos. Pois não se passaram nem duas décadas e nós, homens e mulheres do campo, já levamos o Brasil a atingir o volume de 240 milhões de toneladas de grãos.

E vem mais por aí. Ninguém pode duvidar, até porque, além de se trabalhar muito por aqui, neste País se pratica a agropecuária apoiada em muita tecnologia de ponta. E é justamente a tecnologia a temática principal desta edição especial de comemoração. Veiculamos um material precioso, registros da evolução das tecnologias empregadas na agropecuária brasileira ao longo das décadas, desde a fundação da revista. Da mesma forma, projetamos o que vem por aí em áreas importantes, como conectividade, automação, genética, sustentabilidade, entre outras.

Mas a edição tem muito mais. Como as gentis demonstrações de carinho pelo aniversário manifestadas por algumas das lideranças do agro brasileiro. E uma entrevista com o presidente da Embrapa, Celso Moretti, além de muitos outros assuntos.

Boa leitura! Feliz aniversário para todos nós! E que venham mais 75 anos!