Palavra de Produtor

MEMÓRIAS E FUTURO

Em dezembro de 1944 foi publicada a primeira edição da revista A Granja, sob a condução de Arthur Fabião Carneiro. O nome dela já ditava desde então sua linha editorial quanto à modernização das práticas na produção agropecuária, entre outros temas. Na esteira dos 75 anos de edições sucessivas da revista A Granja está a marca dessa visão estratégica e dos desafios que a produção rural enfrentou até agora. Felizmente, aí estão os registros dessa história, estimulando e permitindo que todos leiam o que ocorreu nesse tempo, num trabalho incessante do jornalista Fabião e de seus sucessores da família Hoffmann. Pela importância da revista, cito frase de Ray Bradbury: “Você não precisa queimar livros para destruir uma cultura. Só faça com que parem de lê-los”.

O desafio para produzir e fornecer alimentos às populações urbanas durante a Segunda Guerra Mundial ficou evidente, e o Rio Grande do Sul, pelo destaque da sua contribuição, era denominado celeiro do Brasil, assentado em sua produção colonial. Inicialmente, o foco da revista era bovinocultura de leite, suinocultura e ovinocultura do Rio Grande do Sul. Segundo o Anuário Estatístico do Brasil de 1948, derivado do Censo Agrícola de 1940, o estado gaúcho produzia, entre outros itens, 273.306.900 litros de leite, e contava com a existência de 3.168.860 cabeças de suínos e 5.190.831 ovinos.

Faz-se necessário resgatar essas informações para contextualizar historicamente as razões e o entorno econômico para que a revista prosperasse, como a constituição da Associação dos Criadores do Gado Holandês do Rio Grande do Sul, em 1936, e a implantação do Entreposto do Leite, em 1937, pelo governo estadual, através da Sociedade Anônima Beneficiadora do Leite (Sabel), para beneficiar e pasteurizar leite objetivando atender à demanda da população de Porto Alegre.

Hoje, ela é lida planetariamente através das diferentes mídias disponíveis, constituindo-se em impor...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!