Na Hora H

75 anos de bons serviços à agricultura brasileira

A revista A Granja, que está comemorando 75 anos de vida, pode ser e é uma testemunha fiel da evolução de nossa agricultura neste período. A sua existência coincide em muito com as grandes transformações que o nosso setor agrícola também viveu neste mesmo período. De 1945 para cá, convivemos inicialmente juntos em um período de grandes dificuldades. O Brasil estimulava a sua indústria e provocava profundas transformações em seu perfil político. Ao início do seu plano de industrialização, apenas 20% da população era urbana. O incentivo ao sistema industrial, que teve seus recursos originados da conta do café, único produto que, por si só, representava de 70% a 80% do nosso saldo em conta-corrente, estimulava, também, o êxodo rural, o que provocou a mudança que, em 1960, já a metade da população era urbana.

Até aí, o Brasil só produzia competitivamente os produtos tropicais que não eram capazes de ser produzidos nas regiões temperadas do globo. Não tínhamos um conhecimento seguro para produzir de forma competitiva os produtos que eram produzidos nas regiões temperadas, que, pela sua capacidade tecnológica e de conhecimento, não permitiam que países tropicais como o Brasil conseguissem capacidade competitiva para lhes fazer frente. O impasse surgiu 29 anos após a criação da nossa querida revista A Granja. Até aí, o Brasil não tinha conhecimento suficiente de seus biomas tropicais e, com isso, não era capaz de ter a competência de produzir a totalidade de sua alimentação, seja em qualidade, produtividade e, principalmente, preço do que podia importar.

Em 1968, uma variação climática em todo o Hemisfério Norte põe à prova a infinita capacidade de atendimento à população mundial na área dos alimentos. Os Estados Unidos da América realizam, para espanto de todo mundo, o seu primeiro embargo de exportação de alimentos para os seus tradicionais compradores. Alegava que tinha o...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!