Herbert & Marie Bartz

HISTÓRIAS EM PARALELO QUE SUSTENTAM O SUCESSO DE NOSSA AGRICULTURA

E vamos para mais um novo ano... Porque é tempo de renovar as forças para continuar lutando e a esperança para que o melhor e o bem sempre prevaleçam. Nesta edição, darei uma pausa em contar as aventuras nas terras africanas, porque iniciamos o ano em comemoração e isso merece uma atenção especial. Sim! A revista A Granja está em festa! Completando 75 anos de existência. É um tempo considerável e marcado por significativas mudanças e quebra de paradigmas. Entre elas, sem dúvida alguma, podemos pontuar o que aconteceu em nossa agricultura ao longo desse tempo. Avanços sem precedentes ocorreram nestes 75 anos quanto a insumos, quanto ao melhoramento genético das variedades, mas, em especial, quanto à consciência em conservar e presservar nossos recursos naturais.

E, particularmente, o advento sistema plantio direto tem, cada dia mais, unido o homem à natureza, cumprindo esse papel na conservação e na preservação de nossos recursos finitos. A Granja nasceu em um ano em que parte do mundo se encontrava em conflito e estava dilacerado, no ano que acabou a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Vou retroceder um pouco e lhes contar onde estava e o que fazia Herbert Bartz nesse ano... Bartz, em 14 de fevereiro de 1945, completara oito anos de idade, em Dresden, na Alemanha, onde vivia com os irmãos e a mãe, revezando estadias entre tios e avós da família materna. A família já havia perdido o irmão caçula, que ficara doente e não encontraram tratamento adequado para salvá-lo, entre os horrores da guerra.

Essa data e ano em particular de seu aniversário, Bartz jamais conseguirá apagar de sua memória, pois foi o ápice dos dias em que Dresden, em ataques-surpresa, foi arrasada por mais de 1.300 bombardeiros e em torno de 3.900 toneladas de dispositivos incendiários e bombas. Ouvi várias vezes Papi contanto: “Eu estava na rua, indo para a casa dos meus avós, onde minha mã...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!