Mercado

YARA LANÇA O ATFARM, NOVA FERRAMENTA PARA AP

A Yara lançou no agro brasileiro a ferramenta de agricultura de precisão Atfarm, que possibilita ao produtor monitorar suas culturas e tomar decisões com base em informações confiáveis e didáticas. Com a solução, é possível programar o uso de fertilizantes de maneira mais assertiva. O agricultor poderá monitorar pelo micro seus talhões e adubá-los em taxa variável. Além disso, através do aplicativo para smartphones, é possível monitorar seus talhões de qualquer lugar e checar os mapas de aplicação de fertilizantes. Isso é possível porque a aplicação disponibiliza imagens de satélite atualizadas frequentemente. “Big Data, Internet das Coisas e análise de dados vieram para ficar na realidade agrícola. Cada vez mais, a agricultura digital revoluciona o setor, gerando benefícios para os agricultores e para a sociedade em geral. A era da Agricultura 4.0 permite vantagens, como criar valor agregado ao produto, reduzir custos operacionais e agilizar a produção”, esclarece Luis Moreira, Líder do Yara Digital Labs Brasil.

KEPLER WEBER OBTÉM LUCRO DE R$ 16,5 MILHÕES

A Kepler Weber reportou lucro líquido de R$ 16,5 milhões no acumulado de 2019, revertendo o prejuízo líquido de R$ 20,5 milhões do mesmo período de 2018. No acumulado do ano, a companhia atingiu receita líquida de R$ 404,1 milhões, avanço de 5,7%. A companhia atribui o resultado à reestruturação de processos internos aliada à manutenção de seu posicionamento de preços, fatores fundamentais para assegurar uma maior eficiência. “Com um balanço sólido e um plano robusto de inovação em produtos e serviços, a Kepler Weber está bem posicionada para se beneficiar de um maior crescimento do setor do agronegócio no Brasil, consolidando sua liderança em soluções de pós-colheita e, ainda, estabelecendo-se como um player relevante no mercado de equipamentos de movimentação de granéis”, avalia Piero Abbondi, CEO da empresa.

MOSAIC: PESQUISA É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO

A tecnologia no campo não se refere somente à agricultura de precisão, digitalização, armazenamento de dados ou Internet das Coisas. Está relacionada também ao desenvolvimento de medidas inovadoras que visam aumentar a produtividade de maneira sustentável. “No caso dos fertilizantes, ela pode ser implementada na composição dos grânulos e na eficiência que traz para as culturas”, destaca Lucíola Martins, especialista agronômica da Mosaic Fertilizantes. “Além de garantir soluções nutricionais melhores e contribuir para que uma mesma área possa produzir mais sem avançar as fronteiras, há, ainda, os ganhos indiretos, como facilidade no manuseio, fluidez na aplicação, menos paradas para abastecimento de máquinas, plantio em um período menor e grãos maiores. Neste contexto, as pesquisas são essenciais para a evolução do mercado”, complementa. Na Mosaic, cerca de R$ 2,4 milhões foram destinados ao desenvolvimento de pesquisas no último ano, e a tendência é que esse número se torne ainda maior no futuro próximo.

REGIÃO CENTRAL DE MG RECEBE CONCESSIONÁRIA LS TRACTOR

No sexto aniversário da presença no Brasil da LS Tractor, a fabricante sul-coreana de tratores comemora a abertura de uma nova concessionária: Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, será a sede da Asap, com atuação em 132 municípios da região central de Minas Gerais. Segundo o sócio e diretor comercial do Grupo Asap, João Victor Durão, a base comercial será na pecuária de leite e no café. “Mas já estamos prospectando negócios na área de construção de estradas, por exemplo.” Segundo ele, a expectativa é atingir a marca de 2 mil tratores em até cinco anos. Para o vice-presidente da LS Mtron Brasil, André Rorato (foto), a abertura de mais uma concessionária só confirma o crescente interesse pela marca. “Já somos a quinta empresa no ranking de fabricantes e, com os novos produtos, vamos nos consolidar cada vez mais. Tenho certeza que a Asap vem para acrescentar mais força de vendas no mercado mineiro”, afirma Rorato.


ANOTE AÍ

A 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Capão do Leão/RS, de 12 a 14 de fevereiro, tem por missão desenvolver o setor orizícola, e, para tanto, vai reunir produtores, autoridades, entidades e empresas com a finalidade de mostrar a campo os últimos avanços científicos e tecnológicos na cultura, bem como discutir a realidade socioeconômica do setor. O evento é promovido pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz). Mais informações em www.federarroz.com. br/colheita.

O maior evento do agronegócio do Mato Grosso do Sul, o Showtec, reunirá, em Maracaju/ MS, de 22 a 24 de janeiro, as maiores empresas e os lançamentos mais importantes para o segmento nacional. Mais informações, inclusive a detalhada programação, estão no site do evento: portalshowtec.com.br

A 32ª da megafeira agrícola Show Rural Coopavel, de 3 a 7 de fevereiro, em Cascavel/ PR, vai reunir as maiores empresas, instituições e entidades que fornecem produtos e serviços ao agronegócio brasileiro. O evento paranaense abre o circuito das grandes feiras agrícolas do País e é promovido pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial. Mais informações podem ser obtidas no site www. showrural.com.br.

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com