Vitrine

Os Fabulosos Números da nossa Soja

Tudo que envolve a soja na agricultura brasileira – e no contexto do País como um todo – significa algo grandioso, por vezes, números difíceis de se imaginar. E essas cifras só tendem a aumentar nos próximos anos, segundo indicam todas as previsões e estimativas. Não por acaso, nesta atual safra, o Brasil vai se tornar o maior produtor do grão, tirando do lugar mais alto do pódio os produtores americanos, que também foram arredados dali não faz muito tempo – igualmente pelos colegas brasileiros – como maiores exportadores. Para se ter uma ideia da dimensão que representa a oleaginosa, o complexo soja respondeu por 17,1% de tudo o que o Brasil embarcou para o exterior no ano passado, ou mais de US$ 40 bilhões em receitas que irrigaram a nossa economia doméstica. Interessou-se em saber de outros números fabulosos desse grão? Veja a nossa Reportagem de Capa dedicada ao tamanho que a soja atingiu no agronegócio brasileiro.

Na sequência de abordagens sobre temas grandiosos, veiculamos também reportagem sobre a nossa visita à maior feira agrícola do planeta, a Agritechnica, de Hannover, Alemanha – evento que apresenta à agricultura mundial o mais avançado em máquinas e equipamentos agrícolas, além de tecnologias em desenvolvimento que, em breve, estarão sendo usufruídas pelos agricultores e pecuaristas de todo o mundo. E, ainda em nível internacional, também estivemos em Almería, Espanha, para conhecer de perto e de dentro quais são os planos da empresa de defensivos biológicos Kimitec. Para finalizar a nossa cobertura “internacional”, veiculamos artigo sobre Israel e as suas potencialidades ao nosso agronegócio como uma startup nation.

Mas a edição também aborda uma série de outros assuntos mais “domésticos”, como as alternativas para a época pós-soja nas lavouras do Matopiba, os adubos verdes que melhor agem contra os nematoides e muito, muito mais.

Ótima leitura! Feliz Natal e um produtivo 2020!