Agricultura 4.0

Agricultura Urbana

A tecnologia para a agricultura evolui para todos os sentidos que se possa imaginar, inclusive trazendo a possibilidade de se controlar diversos fatores do sistema solo-planta-atmosfera para que a produção de plantas possa ser realizada em diferentes situações controladas artificialmente. Agronomicamente, já sabemos e podemos receitar para as plantas a maioria das coisas que elas precisam para crescer e produzir.

A agricultura urbana é uma dessas tendências mundiais, visando à produção de alimentos em ambientes artificialmente controlados, em pequena escala, pelos próprios moradores urbanos ou por empresas especializadas, que passam a ter alimentos próximos de baixo custo, na hora e na quantidade que desejarem. Todavia, grandes cidades, como Nova York e Atlanta, possuem enormes warehouses (armazéns) subterrâneos com a produção de hortaliças em estruturas enormes. Esse tema já vem sendo estudado e caracterizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), e, segundo a entidade, a agricultura urbana é definida como o cultivo de plantas ou a criação de animais no interior ou nos arredores das cidades. Estima-se que mais de 800 milhões de pessoas praticam a agricultura urbana ou periurbana, e como os produtos são produzidos em nível local, necessitam de menos transporte e refrigeração, reduzindo os custos aos consumidores.

Para países como o Brasil, de clima tropical, essa agricultura urbana pode ser realizada em diferentes locais da selva de pedra, como em pequenos jardins, vasos, de forma vertical e até mesmo nos telhados e fachadas vegetais projetados, visto que o fator atmosférico não é tão limitante em regiões tropicais. Contudo, para países que sofrem com as condições ambientais devido a fatores climáticos, notadamente um inverno rigoroso, ou até pela escassez de um dos fatores do sistema de produção – como a água –, a tecnologia de produção vegetal permite que esses si...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!