Soja

A ação dos REGULADORES de crescimento

Soja

A arquitetura de planta de soja, seu fechamento nas entrelinhas e o acamamento são influenciados pelo seu crescimento, que é condicionado por clima, época de semeadura, cultivar, fertilidade e outros fatores. Os reguladores modificam a forma ou o desenvolvimento da planta, inclusive reduzindo o tempo até a produção

Wagner de Paula Gusmão dos Anjos, coordenador de Agroservice da KWS Sementes

Com adoção da biotecnologia RR (Roundup Ready) na soja, a demanda pela utilização de regu-ladores de crescimento vem aumen-tando a cada safra, principalmente em anos úmidos com grandes volumes de chuva, que potencializam o desenvol-vimento vegetativo e o alto índice de área foliar da cultura. Tendo em vista todos os aspectos genotípicos, fenotí-picos e agrometeorológicos favoráveis para extração do seu máximo potencial produtivo, pode-se destacar a influên-cia da arquitetura de planta no acama-mento, contribuindo negativamente em perdas significativas de rendimentos de grãos para cultura.

A arquitetura de planta, o fecha-mento das entrelinhas e o acama-mento são influenciados por fatores que condicionam o seu crescimento, como local e clima, ano de cultivo, época de semeadura, cultivar e fer-tilidade do solo. Os reguladores de crescimento atuam modificando a forma ou o desenvolvimento de uma cultura, melhorando sua qualidade ou reduzindo o tempo para a produção de partes comercializáveis. Muitas são as substâncias químicas que ocorrem naturalmente nas plantas para controlar o seu desenvolvimento. Outros fitorre-guladores são sintetizados e agem imi-tando a ação de hormônios na planta ou interferindo na ação natural desses hormônios (Tayama et al., 1992)

Baseados na realidade dos agricul-tores, foi realiz...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!