Dia das Crianças

O agro para os pequenos

No mês em que é comemorado o Dia das Crianças, A Granja dedica um espaço especial aos pequenos e às iniciativas que têm como objetivo formar uma nova geração consciente sobre a importância do agro na vida de todos nós

Denise Saueressig
[email protected]

A educação com diversão está ajudando a preparar uma geração mais consciente sobre a importância da produção agropecuária na vida de todo mundo. Futuros profissionais do setor podem estar em formação desde agora, mas, acima de tudo, cidadãos e consumidores estão despertando para uma realidade de maior respeito e valorização pelo campo. Nesta reportagem, A Granja apresenta algumas iniciativas realizadas em diferentes regiões do Brasil para estimular a curiosidade e promover o conhecimento dos pequenos sobre o agro.

O campo vai à escola

Foi ouvindo questionamentos dos amigos dos filhos que Mayra Figueiredo despertou para a ideia que hoje está concretizada no Programa Refazenda – O campo na escola. “Eu sou veterinária e meu esposo é pecuarista. Nossos filhos convidam os amigos para irem até nossa fazenda e é muito comum ouvir perguntas do tipo: ‘Tia, é daí que vem o ovo?’ Ou então: ‘o leite sai do peito da vaca? Eu não sabia!’”, descreve Mayra.

Trabalhando com a criação de gado e de cavalos na propriedade da família na região da Fercal, a 40 quilômetros de Brasília, Mayra e o marido, Paulo Henrique, também conduzem juntos o programa que leva até as crianças um pouco sobre a realidade do campo. As atividades práticas iniciaram em março de 2018, na Capital Federal, na escola onde estudam os filhos do casal, Daniel, de 8 anos, e Marina, de 6. “Estamos em uma região geoeconômica muito pequena, que é o Distrito Federal, mas tudo aqui em volta é Goiás. É curioso que a questão agrária está muito próxima de Brasília, mas pouco recebe atenção”, constata a veterinária.

<...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!