Espaço do Leitor

CONTROLE BIOLÓGICO EM FLORES

Gostaria de saber onde posso buscar informações sobre alternativas de controle biológico de problemas fitossanitários em flores e plantas ornamentais? Desde já, obrigado.

Juliano Freire Nascimento
Campos do Jordão/SP

R – Prezado Juliano, o Instituto Biológico (IB), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, criou tecnologias para controle biológico de problemas como o ácaro-rajado em plantas ornamentais, incluindo rosas, orquídeas e gérberas. Os trabalhos do IB, que envolvem também estratégias de manejo, objetivam o uso mínimo de defensivos agrícolas, com redução de até 70% de acaricidas para o cultivo de gérberas e crisântemos, e até mesmo a eliminação do uso de agroquímicos em rosas e orquídeas. O instituto tem sede em São Paulo/SP e pode ser contatado pelo telefone (11) 5087-1701 ou pelo site www.biologico.sp.gov.br.


ETANOL DE MILHO

Em comparação com o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar, qual é o volume obtido de etanol com o milho aqui no Brasil? Agradeço a informação.

Felipe Trevisan Palmas/TO

R – Caro Felipe, segundo informações divulgadas em agosto pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), neste ano, o Brasil deverá produzir 30,3 bilhões de litros de etanol da cana-de-açúcar e mais 1,35 bilhão de litros a partir do milho. A região que mais se destaca na utilização do cereal como combustível é a Centro-Oeste, com 94,2% da oferta nacional em 2019, ou seja, 1,27 bilhão de litros, um crescimento de 62,4% em relação à safra passada.


Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!