Agricultura 4.0

BLOCKCHAIN

Se você nunca ouviu falar em Blockchain, é bom ir se acostumando com esse termo, pois essa nova tecnologia está mudando o mundo dos negócios e, sem dúvida, chegará ao agronegócio. Blockchain, por definição, é uma tecnologia digital de protocolos para o armazenamento de dados confiáveis que tem como princípio básico a descentralização. Ela permite criar uma base de registros e dados distribuídos e compartilhados para assegurar a veracidade das informações, tornando as transações de mercado confiáveis e seguras. Com efeito, essa tecnologia é a base para a criação das criptomoedas, como bitcoins e outras, bem como para o armazenamento de dados nessa rede segura. Nada mais é do que um tipo de base de dados distribuído, que guarda registros de transações permanentemente e, se estes forem apagados ou perdidos, serão recuperados ao registro original (segurança, garantia e confiança).

Bom, pode até parecer meio confuso, mas o fenômeno da transformação digital normalmente causa esse tipo de efeito; contudo, passam a ser entendíveis na prática a partir da sua utilização. Quem se imaginava, há alguns anos, fazer inúmeras transações financeiras com um smartphone? Segundo um relatório da Research and Markets (Blockchain no mercado agrícola) sobre o impacto dessa tecnologia na cadeia de suprimentos de alimentos, rastreabilidade, pagamento e liquidação de produtos, contratos inteligentes e governança, gerenciamento de riscos e conformidade, em uma previsão global para 2023, o mercado de Blockchain na agricultura e na cadeia de abastecimento pode crescer muito, passando de US$ 60 bilhões para mais de US$ 400 bilhões.

Na minha humilde opinião, pelo conhecimento básico que adquiri sobre o tema, acredito que ela poderá ser aplicada em quatro grandes questões do agronegócio:

certificação, rastreabilidade, segurança alimentar e nas próprias transações agrícolas, como na cadeia de suprimentos e comércio de produtos agropecuá...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!