Especial Soja

Os segredos ao alcance DE TODOS

Por que a média da produtividade de soja das lavouras brasileiras é em torno de 55 sacas por hectare enquanto há produtores que chegam ao patamar de 70, 80, 90 sacas nos mesmos 10 mil metros quadrados? Mais do que entender o disparate, um grupo de especialistas na oleaginosa de diversos segmentos da cadeia criou, 11 anos atrás, o Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb). A entidade tem entre seus nobres e já reconhecidos objetivos propagar técnicas e tecnologias para que todos alcancem níveis bem superiores. E nessa cruzada para que o os sojicultores produzam mais e melhor, a ação de maior destaque é o Desafio Cesb de Máxima Produtividade de Soja, concurso que mobiliza produtores de todas as regiões que, em um talhão, dedicam o que de melhor têm em recursos e conhecimentos. Na safra 2018/2019, mais de 4 mil deles participaram da competição.

E, nesta edição, a revista A Granja veicula um especial sobre cinco campeões do Desafio 2018/2019: o nacional e os quatro regionais. Afinal, quais são as explicações, as justificativas para as conquistas? Seriam fórmulas mágicas, inalcançáveis aos demais agricultores? Não! Pelo contrário: nos artigos a seguir, elaborados por especialistas do Cesb sobre detalhes dos trabalhos empreendidos pelos campeões, são mencionadas ações como o básico bem feito, a construção de perfil de solo, a rotação de culturas, os tratos culturais bem executados, boas escolhas de sementes e assim por diante. Nada excepcional, nada que não possa ser praticado por absolutamente todos! Portanto, cabe aos produtores, nesta e nas próximas safras, levar a campo o que já se sabe e foi comprovado.

O especial ainda ressalta a dimensão absurda da realidade soja na agricultura brasileira e também o seu promissor futuro. Os números são assombrosos: em 47 anos, o Brasil multiplicou por 76 a produção do grão, e, nos próximos dez anos, deverá saltar das atuais 115 milhões para 156 milhões d...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!