Espaço do Leitor

Produção de café

Espaço

Qual é a representatividade da produção brasileira de café diante do total mundial? Obrigado.

Alessandro Tedesco
Pato Branco/PR

R – Caro Alessandro, considerando os dados das últimas cinco safras, o Brasil tem se mantido como maior produtor mundial de café, com um volume físico, em média, em torno de um terço da produção mundial. Como exemplo, na safra 2018, o País produziu 61,66 milhões de sacas, volume que correspondeu a, aproximadamente, 37% da produção do planeta, em uma área de 1,86 milhão de hectares. Para 2019, a safra brasileira de café está estimada em 50,92 milhões de sacas produzidas em 1,84 milhão de hectares, segundo informações do Ministério da Agricultura e da Embrapa.


Devolução de Embalagens

Ouvi dizer que o Brasil é referência mundial na devolução de embalagens vazias de defensivos. Gostaria de saber qual o volume e quanto desse material recolhido é reciclado. Grata pela informação.

Maria Luiza Santos
Chapecó/SC

R – Prezada Maria Luiza, por meio do Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, mais de 500 mil toneladas do material foram destinadas para reciclagem ou incineração entre 2002 e 2018. Segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), até o final deste ano, o volume poderá chegar perto de 550 mil toneladas. Atualmente, 94% das embalagens plásticas primárias devolvidas pelos produtores são encaminhadas para reciclagem ou incineração. Desse total, em torno de 90% é reciclado, dando origem à matéria-prima para a produção de mais de 30 artefatos, entre eles...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!