Primeira Mão

Não aos desmatamentos Ilegais

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), suas 16 associadas estaduais, divulgou uma nota em que condena a prática das queimadas criminosas que atingem regiões de vegetação e de produção agrícola na Amazônia brasileira. Conforme a entidade, “os produtores rurais são as principais vítimas destes crimes na medida em que têm suas propriedades, lavouras e áreas de preservação, que estão sob sua responsabilidade, ameaçadas pelas chamas”. “A entidade é contrária ao desmatamento ilegal e a toda forma de supressão de vegetação nativa que não esteja legalmente autorizada pela Lei 12.651/2012, que instituiu o Código Florestal”, reitera.


Inoculante para o fósforo

A parceria público-privada entre a Embrapa e a empresa Bioma disponibiliza ao mercado brasileiro, pela primeira vez, um inoculante desenvolvido a partir de tecnologia nacional que possibilita o aumento da absorção de fósforo pelas plantas. O BiomaPhos é sustentável por ser biológico, gerado a partir de duas bactérias identificadas pela Embrapa (uma no solo e a outra no milho). Resultados de experimentos no milho conduzidos em diferentes regiões relatam aumentos médios de produção de cerca de 10%, o que significa até dez sacas a mais por hectare. “Esses experimentos avaliaram a inoculação combinada com a adubação reduzida de superfosfato triplo, o que pode diminuir o gasto para o produtor com fertilizantes sintéticos”, destaca a pesquisadora Christiane Paiva.


Gestão do negócio

Primeira

Os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, Geraldo Barros, Lucilio Alves, Mauro Osaki e Andreia Adami lançaram o livro “Gestão de Negócios Agropecuários com Foco no Patrimônio”. A proposta da ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!