Espaço do Leitor

Vazio sanitário em MG

Olá, amigos da revista A Granja. Por gentileza, qual é o período do vazio sanitário recomendado para a soja em Minas Gerais? Agradeço a informação.

Hamilton Rosário
Uberlândia/MG

R – Prezado Hamilton, o período do vazio sanitário da soja se iniciou no dia 1º de julho e segue até 15 de setembro. A partir deste ano, serão 77 dias, conforme mudança oficializada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura do estado. O novo prazo foi uma solicitação dos produtores, que, agora, terão mais tempo para o plantio. Anteriormente, o vazio era de 90 dias. No período de fiscalização, ao constatar a presença de soja na propriedade, o IMA notifica o produtor para fazer a sua erradicação em até dez dias. No retorno, após esse prazo, caso a plantação não tenha sido eliminada, o produtor estará sujeito à multa de 1,5 mil Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais, o equivalente a R$ 5.389,80.


PALAVRA DE PRODUTOR

Parabéns pelo artigo “Que mundo é este?” (seção Palavra de Produtor, de Rui Alberto Wolfart, edição de julho). Imagino o quanto te custa de tempo e valores estudar e pesquisar para transmitir, traduzir e difundir a outros informações e dados de tamanha qualidade e sabedoria. Sob muitos ângulos, a indagação e a reflexão sobre este mundo choca e inquieta. Na riqueza e na renda, questões que tratas com a erudição e a profundidade dignas de grandes especialistas e cientistas sociais, fica evidente a realidade e a atualidade, que mostra a gravidade de uma crise há muito anunciada e que, agora, chega também no agronegócio.

Luis Vicente Ghesti
Brasília/DF

[email protected] ou acesse www.agranja.com twitter.com/revista_agranja facebook.com/revistaagranjaeag


Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!