Mercado

BOSCH: DIVERSIDADE EM TECNOLOGIAS E SERVIÇOS

O Grupo Bosch levou para a 26ª Agrishow soluções que visam oferecer mais produtividade, economia e inteligência para as atividades no campo. Entre as tecnologias para máquinas e implementos agrícolas estão as soluções de acionamento e controle da Bosch Rexroth, como a bomba de pistões variáveis A10V, que, quando aplicada em uma máquina que atua na distribuição e na pulverização de defensivos, por exemplo, se adapta à necessidade de cada uma dessas funções, gerando mais economia e produtividade para o produtor, já que não é preciso parar o equipamento para realizar as mudanças, que ocorrem de forma suave, sem trancos ou solavancos.


AGI BRASIL INVESTE EM SEGURANÇA

Mercado

Com foco na inovação aliada à segurança, a AGI Brasil destacou, na edição deste ano da Agrishow, o módulo de treinamento e resgate para salvamento em silos, o AGI Grain Engulfment Trailer (GET). O serviço tem o objetivo de oferecer aos clientes o aprendizado de medidas de proteção para o trabalho em unidades de armazenamento e processamento de grãos. O sistema é equipado para demonstrar as melhores práticas de segurança e salvamento em caso de soterramento em silos com uma combinação de tubos de resgate e sondas que ajudam a extrair os grãos ao redor da vítima, em caso de acidente.


SANTANDER: CRÉDITO A PARTIR DE 0,79% AO MÊS

Mercado

O Santander levou para a Agrishow mais de R$ 1 bilhão em crédito pré-aprovado. O banco ainda anunciou o CDC Agro, linha com taxas a partir de 0,79% ao mês e que financia até 100% do bem, com prazos de pagamento de até sete anos. “Apresentamos uma linha com taxas competitivas como mais uma opção para o produtor financiar a expansão do seu negócio sem que haja a preocupação de limites de recursos”, salienta o diretor de Agronegócios do Santander Brasil, Carlos Aguiar (foto). O executivo também revelou a localização das novas Lojas Agro que serão inauguradas ainda neste ano: quatro no Paraná, duas em Mato Grosso, duas no Rio Grande do Sul, duas em Goiás, duas em Mato Grosso do Sul, duas em Minas Gerais e uma em Santa Catarina.


FPT APRESENTA GERADOR MOVIDO A BIOMETANO

Mercado

A FPT, marca de motores, eixos, transmissões e geradores de energia da CNH Industrial, apresentou, na Agrishow, o gerador movido a biometano e gás. A tecnologia simboliza a transformação energética em operações como propriedades rurais e aterros sanitários, propiciando independência ao produtor. Entre as vantagens do equipamento, cita o especialista de Marketing Produto da FPT Industrial, André Faria (foto), estão o menor custo de operação, pela utilização de uma fonte renovável de combustível, e menor emissão de ruídos e de gases poluentes em comparação com os geradores movidos a diesel. A empresa também levou novos motores desenvolvidos para redução de emissões e a linha de geradores a diesel. São mais de 400 mil unidades desses equipamentos comercializados pela FPT em todo o mundo desde 1989.


R65 CABINADO É O LANÇAMENTO DA LS TRACTOR

Mercado

A LS Tractor apresentou, na Agrishow, o novo trator da Série R, o R65 cabinado, que foi desenvolvido para oferecer mais torque e mais potência (65cv) para culturas especiais, como café, fruticultura, horticultura e fumo. Com motor Tier 3 para controle de emissões de poluentes, tem tomada de potência independente, hidráulica com três velocidades operada facilmente via painel, transmissão de 32x16 com super redutor e baixo nível de ruído, proporcionando conforto ao operador, menor raio de giro, maior altura do solo e eixo blindado na frente. A empresa oferece, também para este modelo, o pacote LS Tech (Unit Control), composto por sistema de telemetria que monitora as máquinas no campo via satélite e GPRS.


JACTO LEVA 16 LANÇAMENTOS PARA A FEIRA

Mercado

A Jacto apresentou, na Agrishow, 16 inovações em sua linha de equipamentos. O grande destaque foi o pulverizador Uniport 3030 EletroVortex. A tecnologia embarcada no equipamento combina a assistência de ar nas barras de pulverização com o carregamento eletrostático das gotas. Segundo o presidente da Jacto, Fernando Gonçalves (foto), o sistema permite que o defensivo atinja as partes mais inferiores das culturas melhorando a deposição tanto na face superior quanto na inferior das folhas, contribuindo para uma qualidade superior de aplicação, com diminuição de volumes, reduzindo desperdícios e impactos ambientais. Entre os outros lançamentos da empresa está o primeiro pulverizador e dosador costal do mundo com a possibilidade de se conectar via Bluetooth e ser controlado por meio de um aparelho celular, o Jacto DJB-20s.


KEPLER WEBER LANÇA SISTEMA DE AUTOMAÇÃO

Mercado

A plataforma Sync foi o grande destaque da Kepler Weber na Agrishow 2019. O sistema de tecnologia 4.0 permite o controle, em tempo real, via aplicativo no celular, de todo o processo de armazenagem. O serviço pode ser customizado de acordo com a necessidade dos produtores ou armazenadores, destaca o superintendente Comercial da empresa, Tadeu Franco Vino (foto). “O Sync pode ser instalado modularmente, o que é uma grande vantagem. Pode iniciar com uma simples melhoria da termometria, que é o controle da temperatura dos grãos, e avançar paulatinamente até uma total automação da propriedade”, observa. O monitoramento preciso da armazenagem, ressalta o executivo, proporciona melhorias na qualidade do produto final e, consequentemente, no preço recebido pelos grãos.


NISSAN DESTACA A NOVA FRONTIER

Mercado

A nova Nissan Frontier 2019 foi apresentada na Agrishow. E para demonstrar aos visitantes da feira os atributos da picape na prática, a Nissan construiu uma pista off road para test drive com 2 mil m². A Frontier é fabricada desde o final do ano passado em Córdoba, na Argentina, em quatro versões desenvolvidas com aperfeiçoamentos mecânicos e dinâmicos. Esta é a 12ª geração da picape que, durante a feira, foi comercializada com descontos especiais aos produtores. A linha registra incremento de participação no mercado neste ano. Considerando as vendas do segmento de picapes médias no Brasil, a Nissan Frontier passou de 4,9%, em 2018, para 6,9% até fim de abril de 2019.


JOHN DEERE APOSTA EM CONECTIVIDADE

Mercado

A John Deere levou para a Agrishow uma série de lançamentos com foco em automação de máquinas e destacou o seu serviço de Conectividade Rural. “Cada vez mais, a empresa vem buscando desenvolver soluções que automatizem a vida no campo, permitindo ao produtor o gerenciamento das máquinas e da propriedade a distância para que sejam tomadas as decisões corretas”, sustenta o gerente Regional de Vendas da John Deere Brasil, Eduardo Martini (foto). Entre os equipamentos apresentados na feira está a colheitadeira S700, que é equipada com duas câmeras inteligentes que fazem imagens a cada dois segundos para a leitura da passagem do grão e realizam ajustes automáticos na máquina a cada três minutos. “Esse sistema colabora para uma maior produtividade do equipamento, menores perdas e melhor qualidade dos grãos”, acrescenta Martini.


MASSEY FERGUSON: INOVAÇÕES EM DIFERENTES LINHAS

Mercado

Com foco no aumento da produtividade, na economia de recursos e no maior conforto do operador, a Massey Ferguson apresentou, na Agrishow, inovações em diferentes linhas de equipamentos. Entre as novidades, cita o diretor da AGCO na América do Sul, Alfredo Jobke (foto), os tratores compactos MF 3300, ideais para o trabalho em cafezais e fruticultura. A marca também anunciou evoluções na linha de pulverizadores. Os modelos MF 9330 e MF 9335 vêm com novo conceito de barras e grande estabilidade para melhor distribuição e deposição de gotas. Outro destaque da Massey é a plantadeira dobrável Momentum, nas versões de 24, 30 e 40 linhas, com largura de 10,2, 13,5 e 18 metros, respectivamente. Dobrada, a máquina tem largura de 3,6 metros, sem a necessidade de desmontagem.


FENDT CHEGA AO BRASIL

Mercado

Fendt, uma das marcas da multinacional AGCO, fez sua estreia na Agrishow e anunciou, oficialmente, a chegada ao Brasil. Na feira de Ribeirão Preto/SP, os produtores puderam conhecer os equipamentos que marcam o início da história da empresa no País: o trator Fendt 1050 Vario, de 517cv; a colheitadeira Ideal; e a plantadeira dobrável Momentum. A empresa investiu R$ 150 milhões na operação brasileira, que inclui uma estrutura de centro comercial e estoque de peças em Sorriso/MT. Os tratores, que já têm unidades vendidas no Brasil, por enquanto, são importados. Já a colheitadeira e a plantadeira serão fabricadas nas unidades de Santa Rosa e Ibirubá, no Rio Grande do Sul. As duas máquinas serão comercializadas a partir do ano que vem. O diretor da Fendt da América do Sul, José Galli (foto), afirma que a empresa está atendendo à demanda de produtores brasileiros por tratores de maior potência e que o comportamento do mercado será analisado para a definição da entrada de outros produtos no País.


CLAAS: TECNOLOGIAS PARA A PRODUÇÃO DE FORRAGEM

Mercado

Há cinco anos no mercado brasileiro, a empresa alemã Claas destacou, na Agrishow, a linha de colhedoras de forragem autopropelidas Jaguar. O modelo 870, levado para a feira de Ribeirão Preto/SP, foi desenvolvido para oferecer maior produtividade no trabalho de campo e conforto na operação. Neste ano, a empresa comemorou 40 mil unidades da Jaguar montadas na fábrica de Harsewinkel, na Alemanha. Desde o início da produção, em 1973, a Claas se transformou na líder mundial no mercado de forrageiras com propulsão própria, conta o diretor Regional na América Latina, Leandro José Henz (foto). Outra inovação levada para a Agrishow foi a tecnologia Shredlage, que oferece um diferencial no processamento do grão de milho, com intensiva desintegração do material, que colabora para a melhoria da sanidade do rebanho e para o aumento da produção de leite.


ESTEIRAS SÃO DESTAQUE NA STA

Mercado

A STA Máquinas, do Grupo STA, apresentou, na Agrishow, sua linha de esteiras importadas para trabalho em máquinas como colheitadeiras, pulverizadores, tratores e graneleiros. A empresa importa os equipamentos da canadense Soucy e realiza a venda direta ao produtor, além da instalação e do serviço de pós-venda. Um dos benefícios que justificam o investimento nas esteiras é a menor compactação do solo, observa o diretor da STA Máquinas, Bruno Masseroni (foto). A empresa também levou para a Agrishow uma série de soluções e serviços que oferece para diferentes culturas além dos grãos, como cana-de- -açúcar, hortaliças e tubérculos.


CONECTARAGRO É INICIATIVA PARA EXPANDIR ACESSO À INTERNET

As empresas AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble apresentaram na Agrishow os detalhes da iniciativa ConectarAgro, desenvolvida para expandir o acesso à internet 4G nas diferentes regiões agrícolas do País. “A tecnologia disponível no campo gera uma riqueza de informações que, infelizmente, nem sempre pode ser aproveitada da melhor maneira. Queremos modificar esse cenário ampliando o acesso dos produtores à conectividade”, justifica o diretor de Tecnologias Digitais da CNH América do Sul, Gregory Riordan. O projeto já está em funcionamento em 700 mil hectares, e o objetivo é atingir 5 milhões de hectares até o final do ano. “Queremos alcançar diferentes perfis de produtores por meio de parcerias com associações, sindicatos e cooperativas”, explica o diretor de Marketing do Segmento Corporativo da TIM, Rafael Marquez. Segundo ele, o custo do serviço é calculado em até meia saca de soja por hectare no primeiro ano, pelo investimento na infraestrutura.


STARA INVESTE NA SINCRONIZAÇÃO DAS MÁQUINAS

Mercado

Durante a Agrishow, a Stara apresentou aos produtores o Syncro, um sistema de transmissão de dados via rádio que permite a comunicação sincronizada entre plantadeiras da marca. A ferramenta proporciona um melhor planejamento do plantio, com maior eficiência das máquinas e praticidade operacional. Com o Syncro, até quatro plantadeiras podem plantar sincronizadas no mesmo talhão, o que gera economia, pois evita o transpasse no plantio, e maior produtividade, por evitar a sobreposição e a competição entre as plantas. Outro diferencial é a qualidade do plantio percebida na emergência mais homogênea das plantas. A Stara também destacou, na feira, a Absoluta 61, com reservatório de sementes com capacidade de até 6,1 mil quilos, o que garante uma autonomia de trabalho de mais de 100 hectares.

ANOTE AÍ

De 24 de agosto a 1º de setembro, realiza-se a 42ª edição da tradicional Expointer, em Esteio, no Rio Grande do Sul. O evento é um desfile do melhor da agricultura e da pecuária do Rio Grande do Sul, e recebe visitantes de todo o Brasil e de outros países da América do Sul. As principais marcas de máquinas e insumos expõem suas novidades, assim como ocorrem leilões e julgamentos das principais raças de animais. Mais informações no site www. expointer.rs.gov.br


O Congresso da Aviação Agrícola será realizado em Sertãozinho/ SP, de 30 de julho a 1º de agosto. A programação terá cerca de 30 palestras e debates sobre inovações técnicas, demandas e perspectivas do setor nos três auditórios da feira. Além disso, serão mais de 100 expositores de aeronaves, serviços e tecnologias embarcadas, sem falar nas demonstrações aéreas de aviões e drones. Mais em www.congressoavag.org.br


O VII Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel, de 4 a 7 de novembro, em Florianópolis, tem como objetivo abordar e incentivar a inovação e o empreendedorismo no setor de biodiesel. Além da apresentação de trabalhos científicos e palestras com especialistas nacionais e internacionais, a edição contará com uma série de novidades, como exposições, rodada de inovação tecnológica e presença de startups da área de biodiesel. O evento vai reunir cerca de mil pessoas para discutir ações de empreendedorismo e inovação em prol de um futuro mais competitivo para o biodiesel no Brasil. Inscrições e informações em www.congressobiodiesel. com.br

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com